sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Centro de Saúde Ouro Preto realiza 1º Encontro para a Saúde da Pessoa Idosa

Entretenimento, interação e promoção da saúde da pessoa idosa. Este foi o eixo de trabalho do Centro de Saúde Ouro Preto na realização do 1º Encontro para a Saúde da Pessoa Idosa, que aconteceu no dia 24/11. Aproximadamente 80 pessoas, entre idosos, familiares e funcionários do Centro de Saúde, participaram da atividade. 
 
O encontro teve programação diversificada que contemplou teatro, apresentações musicais e momentos de informação sobre questões voltadas para a promoção da saúde física, bucal e direitos dos idosos. Dentre as apresentações musicais, destacaram-se o Sarau da Esperança com o grupo Sonoridade formado por 16 idosos e profissionais do Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus e a apresentação com voz e violão da psicóloga Pricila Leão. A fisioterapeuta Fabiana Accorinte do Nasf-Pampulha brindou os expectadores com apresentação de dança sênior. O público demonstrou interesse e interação durante a peça teatral “A próxima porta” com a Companhia de Arte e Mobilização da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social.
 

Fátima Regina Mendonça Brites, assistente social e uma das coordenadoras do evento, explicou que o encontro foi pensado com o objetivo de viabilizar maior adesão da população idosa e de seus familiares aos diversos serviços oferecidos no centro de saúde: “Queríamos que os usuários vissem este espaço como um local de promoção da saúde associado à questão do entretenimento. Nosso objetivo era proporcionar momentos divertidos, colaborando com a saúde física e mental deste público e incentivando-os a utilizarem mais nossos serviços”, disse. A gerente Cristina Kapitzky reiterou: “Em meio a tantas dificuldades, pensamos em uma forma de reinventar o SUS, mostrando alguns serviços pouco conhecidos.”
 
Para que tudo ocorresse de maneira tranquila e organizada, os funcionários do centro de saúde formaram equipes de trabalho para divulgar, preparar e atuar no dia do evento. “Preparamos uma manhã com várias atividades diferentes. A ideia de realizar este encontro surgiu em razão de a equipe perceber a inexpressiva participação dos usuários nos trabalhos de grupo, especificamente o grupo voltado para o Projeto ‘Cuidador de Idoso Frágil’, que será trabalhado junto aos familiares”, explicou Fátima.
 
Ao final do encontro, houve sorteio de brindes, distribuição de material informativo e um caprichado lanche. No encerramento, todos receberam balões nas cores laranja e branco e se emocionaram, cantaram juntos a música “O que é, o que é” do compositor Gonzaguinha.
 
Para Maria das Mercês da Cruz, 69 anos, foi um grande prazer participar: “Nós da terceira idade temos muitas dificuldades então, quando achamos alguém que se preocupa conosco é muito bom. É gratificante saber que o pessoal do centro de saúde tira um dia de sábado, quando deveriam estar descansando, para cuidar dos idosos”, disse emocionada. Opinião compartilhada também pelo Sr. Geraldo Honorato Alves, 76 anos: “Me senti valorizado. Muitas vezes somos discriminados por causa da idade ou das dificuldades que temos, mas aqui fomos muito bem recebidos.”
 
Atenta à questão da igualdade, a funcionária Maria Goretti destacou: “Devemos ampliar as políticas públicas voltadas para a saúde para todos os níveis ou seja, apoiar, proteger e dar oportunidades iguais a todos, não importando a idade da pessoa. Deus nos ama por igual, sem distinção. É assim que devemos agir também. Lindo momento! Quero mais.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário