terça-feira, 22 de abril de 2014

Pampulha realiza mutirão de limpeza para o combate à dengue no bairro São José


A Regional Pampulha, por meio das gerências de Limpeza Urbana e Controle de Zoonoses e com o apoio da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), realizou, no dia 02/04, um mutirão de limpeza para o combate à dengue no bairro São José. Participaram 20 garis e cinco Agentes de Combate a Endemias (ACE), com o apoio de sete caminhões para recolhimento dos resíduos.

A campanha educativa junto aos moradores foi realizada com dois dias de antecedência por uma equipe de 20 ACEs que circularam pelas ruas do bairro, cobrindo a média de 500 residências em uma área de 20 quarteirões. Os moradores receberam panfletos informativos e orientações sobre o tipo de material que seria recolhido. O trabalho de mobilização deu resultados positivos. Os principais resíduos recolhidos foram garrafas do tipo pet, latas, potes plásticos, pneus, móveis e utensílios domésticos usados, perfazendo um total de 14.460 toneladas de materiais inservíveis que foram encaminhadas para o aterro sanitário de Maquiné. Morador no bairro São José há mais de 20 anos, Claysson Félix dos Anjos colaborou com o trabalho da Prefeitura: “Achei muito bom porque melhora a limpeza nos quintais.”

Encarregado de Serviços de Zoonoses na região da Pampulha, Wender Pinheiro explicou que a população tem contribuído para os bons resultados dos mutirões: “Os moradores respondem bem ao nosso trabalho. Após os mutirões, nas visitas de rotina da Zoonoses, os agentes percebem melhora no aspecto do ambiente, pois os quintais ficam mais limpos. Isso acaba impactando positivamente no controle de outras zoonoses como a leishmaniose e a leptospirose”, disse.

Gerente de Varrição e Serviços Complementares, Jamir Nunes Coelho ressaltou o papel das Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV): “É importante que os moradores saibam que podem levar os materiais inservíveis diretamente para a URPV mais próxima, evitando acumular lixo no quintal. Além disso, é possível também descartar estes materiais na coleta regular de lixo, realizada três vezes por semana em toda a cidade”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário