sexta-feira, 4 de abril de 2014

Pampulha promove caminhada pela cidadania da Mulher


Em clima de descontração, a Regional Pampulha, por meio da Gerência de Políticas Sociais, promoveu, no dia 29, a Caminhada pela Cidadania da Mulher, evento que reuniu mais de 300 pessoas na Praça Geralda Damata Pimentel, à Avenida Otacílio Negrão de Lima, s/nº, bairro São Luiz, para uma manhã de intensa programação voltada para a promoção da saúde e da cidadania da mulher.

A preparação para a caminhada teve dois momentos: primeiro, um aulão de Lian Gong, prática corporal chinesa que previne e trata dores no corpo, restaurando a movimentação natural, conduzido pela psicóloga e instrutora de Lian Gong do grupo Flor de Lótus do Centro de Saúde Itamarati, Nágima Hamizs de Faria. A seguir, uma aula de alongamento com as educadoras físicas Natália Turci e Paula Teixeira. Na sequência, foi dada a largada da caminhada, cujo percurso envolveu todo o entorno da Praça Geralda Damata Pimentel. Para garantir a segurança dos participantes, o grupo foi acompanhado pela Guarda Municipal e batedores da Polícia Militar.


Ao se reunirem novamente na praça, os participantes puderam fazer aferição de pressão arterial, glicemia, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) e receber orientações sobre a prevenção de diabetes, hipertensão e obesidade dadas pelos alunos do curso de Medicina da faculdade UNIFENAS, coordenados pelos professores Cibele e Fabiano. Além disso, havia também um estande com material informativo sobre a dengue e o ciclo evolutivo do mosquito Aedes Aegypti. Os participantes receberam brindes como garrafinhas de squeezzi, barras de banana-passa e flores.


Apresentações artísticas e culturais

 
O público se emocionou com a apresentação da Banda da Guarda Municipal de Belo Horizonte, regida pelo maestro Tenente Sílvio Francisco do Nascimento, que mostrou um repertório eclético. Os presentes se divertiram também com a esquete teatral “Ti-ti-ti” com as personagens Dejanira e Dejanete, interpretadas, respectivamente, pelas atrizes Márcia Moreira e Prisca Rodrigues, integrantes do grupo de teatro Mobiliza SUS da Secretaria Municipal de Saúde que abordou a questão dos cuidados necessários para prevenir a Dengue.

 
Em seguida, o grupo DançArte do CAC Serrano, coordenado pela professora Neusa Santos, apresentou a performance “Mulher na Dança”, mostrando a sensibilidade e a força feminina por meio da dança. Para finalizar, houve um bate-papo sobre a importância da alimentação correta e a prática de atividades físicas com a nutricionista Fernanda Delgado do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Pampulha.


Funcionária da Gerência de Políticas Sociais e uma das coordenadoras do evento, Elisamar Lisboa dos Santos falou sobre a importância da atividade: “Nosso objetivo era manifestar o desejo por uma vida sem violência e com dignidade, promovendo a igualdade e a cidadania da mulher na sociedade. Este deve ser o compromisso de todos para garantir os direitos das mulheres”, disse. Gerente de Políticas Sociais na Pampulha, Heliane Guadalupe agradeceu o envolvimento e a participação das várias gerências da Regional e dos parceiros que colaboraram para a realização do evento, destacando que o grande desafio para a conquista da cidadania da mulher é intensificar a luta contra a violência e promover a igualdade de oportunidades para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário