Pedalar durante dez horas seguidas em volta da Lagoa da Pampulha. Com este desafio, a Regional Pampulha, por meio da Gerência de Controle de Zoonoses, realizou no dia 09/03, o 4º Pedalando Contra a Dengue com a participação de vários grupos de ciclismo de Belo Horizonte, entre eles a Liga Mineira de Ciclistas, Giro 30 Pampulha e União Ciclística de Minas Gerais.
Com o slogan: "SE TODOS DEDICARMOS 10 MINUTOS POR SEMANA NA PREVENÇÃO, SERÁ POSSÍVEL ELIMINARMOS O MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE", a campanha chamou a atenção da população, incentivando todos a dedicarem apenas dez minutos por semana para o hábito de executar ações simples e eficazes no combate à dengue como manter os quintais limpos, caixas d’água devidamente tampadas, retirar pratos de plantas e pneus, entre outras.

Enquanto os atletas pedalavam, na arena em frente à Igreja de São Francisco profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família Pampulha (NASF-P), enfermeiros, fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas, dentre outros, ofereciam diversos serviços para a promoção à saúde como a aferição da pressão arterial, glicemia, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), orientações nutricionais, aulas de alongamentos e sessões de Lian Gong.

Para o gerente de Controle de Zoonoses, Cristiano Fernandes da Costa, a grande adesão dos ciclistas parceiros permitiu que o objetivo da campanha fosse atingido: “Associamos as práticas de vida saudáveis alinhando o programa “Saúde é Atitude” com a campanha de prevenção e combate à dengue. Esperamos que as pessoas traduzam as informações relativas à campanha em ações efetivas no dia a dia”, disse. Cristiano explicou ainda que a proposta do evento foi chamar a atenção para o fato de que as medidas de controle são feitas com pequenas atitudes sem grandes esforços: “Não precisamos de dez horas, mas apenas de dez minutos por semana”, concluiu.