terça-feira, 10 de março de 2015

Pampulha promove roda de conversa sobre Aleitamento Materno



Fortalecer as ações relacionadas à prática e incentivo ao aleitamento materno nas unidades de saúde. Com este objetivo, a Regional Pampulha, por meio das gerências de Distrito Sanitário Pampulha (GERSA-P) e Atenção à Saúde Pampulha (GERASA-P), em parceria com o Hospital das Clínicas, realizou, no dia 24/02, a “1ª Roda de Conversa sobre Aleitamento Materno”. O encontro aconteceu nas dependências da regional (Avenida Antônio Carlos, 7596, São Luís) com a participação 36 profissionais da saúde, entre enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, médicos, dentistas, Técnicos em Higiene Dental (THD) e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família Pampulha (NASF-P) que trabalham nas unidades básicas de saúde da região. Esta é uma ação do projeto “2015 Rosa” que tem a proposta de promover ações relacionadas à melhoria da saúde da mulher, inserido no Plano do Núcleo de Educação Permanente da Rede de Atenção à Saúde Pampulha (PLANEP-P).

O treinamento foi conduzido pela pediatra Maria Cândida Ferrarez S. da Viana, pela ginecologista Maria Amélia S. Dias da Silva e pela enfermeira Erika Fernanda F. Silva, profissionais do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte. Foram tratados vários temas na perspectiva da importância do aleitamento materno: os benefícios para a criança e a mãe, abordagem da amamentação desde o pré-natal, importância da participação de todos os profissionais da unidade no estímulo ao aleitamento, técnica adequada para aleitamento, cuidados com mamas, ordenha manual, acondicionamento do leite humano, entre outros. Foi utilizada ainda a apresentação de esquete teatral como uma forma dinâmica e despojada de abordar o assunto.

Referência técnica da Saúde da Mulher na Gerência Regional de Atenção à Saúde Pampulha (GERASA-P), Patrícia Ferreira Torres ressaltou o objetivo dos encontros como parte do fortalecimento das ações relacionadas ao incentivo ao Aleitamento Materno. “Todos os profissionais que trabalham nas unidades de saúde têm uma importante atuação no processo de fortalecimento da prática do aleitamento”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário