O clima era de festa no dia 28/02, na Escola Municipal Anne Frank (Rua K, nº 445, Confisco), quando mais de 400 pessoas, entre estudantes, professores, funcionários e direção da escola se reuniram para comemorar o encerramento do Orçamento Participativo para Crianças e Adolescentes (OPCA).
Na unidade de ensino, uma das 16 participantes da primeira edição do OPCA, os alunos participaram de discussões, fizeram propostas e elegeram como prioridades a compra de três notebooks, caixas de som para todas as salas de aula, equipamentos de lazer (cama elástica, totó, vídeo games, XBox e Playstation), além da realização de uma festa. A comemoração contou com sala para discoteca, oficinas de fantasias e pintura de rosto, mini cama elástica para a prática de jump, salas especialmente montadas para as crianças se divertirem com os equipamentos adquiridos, além de pipoca, algodão doce, refrigerante e cachorro quente à vontade para a criançada.
Professor de História e coordenador do OPCA na escola, Moacir Fagundes achou que o processo foi válido: “O projeto do OPCA se baseia no processo do OP que é uma experiência boa. Conseguimos o exercício da cidadania e da argumentação. Espero que as demais sugestões dos alunos também sejam ouvidas.” A estudante Evelyn Vitória Moreira Santos, que tem nove anos e está cursando o 4º ano, gostou muito de participar: “Achei legal. Votei no XBox porque acho que vai ser útil e divertido no intervalo.”
Para a diretora Sandra Mara de Oliveira, foi muito importante a participação da comunidade escolar no processo do OPCA: “Foi uma experiência muito rica para o exercício da cidadania, além de preparar as crianças para, futuramente, participarem do Orçamento Participativo da cidade”, disse.
OPCA: Transformando escolas e preparando cidadãos
O Orçamento Participativo para Crianças e Adolescentes (OPCA) é mais um mecanismo que amplia a participação cidadã nas decisões da cidade. O projeto foi desenvolvido pelas secretarias municipais de Educação e Adjunta de Gestão Compartilhada para incentivar o exercício da democracia participativa entre os alunos da rede municipal de educação. Por meio dele, os estudantes participaram de um processo semelhante ao do Orçamento Participativo da cidade, decidindo como empregar os R$ 20 mil reais recebidos da Prefeitura para serem aplicados em melhorias nas escolas em que estudam. Nesta primeira edição, o OPCA envolveu cerca de 10 mil alunos de 6 a 14 anos de 16 escolas da rede municipal, das nove regiões da cidade, e teve investimento público de R$ 320 mil, divididos igualmente entre as escolas participantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário