Na Pampulha, a conscientização sobre a dengue junto aos estudantes da rede municipal de ensino tem merecido atenção especial. As ações voltadas para a dengue tem sido realizadas desde o retorno dos alunos do período de férias escolares. No mês de março, mais de 1700 alunos das escolas municipais Maria de Magalhães Pinto, Aurélio Pires e Ignácio de Andrade Melo participaram de intensa programação de atividades voltadas para esta temática, coordenadas pela equipe do Programa Saúde na Escola (PSE). A ação contou com a participação das equipes de Controle de Zoonoses dos centros de saúde Padre Maia e São Francisco, BHTrans e a comunidade local.
Palestras educativas sobre a doença e seus agravos, distribuição de material informativo, vídeos, teatros, música e confecção de cartazes para a passeata, foram algumas das estratégias utilizadas para despertar a atenção dos estudantes. A ação conjunta entre a Escola Municipal Ignácio de Andrade Melo e o Centro de Saúde São José resultou na Passeata contra a Dengue pelas ruas do bairro São José, que mobilizou a população.
A equipe de zoonoses levou às escolas amostras com o ciclo de vida do mosquito, desde a fase dos ovos até a fase adulta, devidamente acondicionados em recipientes plásticos, para que as crianças pudessem manusear e conhecer de perto o mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue.
A coordenadora do PSE na Pampulha, Paula Fernanda de Faria, falou sobre a importância do trabalho desenvolvido com os estudantes: “Acreditamos no potencial transformador destas crianças, por isso nosso objetivo é conscientizá-las, trabalhando a questão da Dengue com foco na prevenção”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário