O Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, comemorado em 24 de março, foi marcado na Pampulha de maneira inusitada: o Comitê de Tuberculose Distrital da Pampulha juntamente com os farmacêuticos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF-P) visitaram mais de 20 empresas na área de abrangência do Centro de Saúde São Francisco para sensibilizar funcionários e população sobre a doença.
A Tuberculose é uma doença contagiosa, causada pela bactéria bacilo de koch, cuja contaminação ocorre de diversas maneiras; uma delas é o contato direto e prolongado com uma pessoa contaminada. Os sintomas, as causas e o tratamento foram discutidos com os funcionários das empresas, que receberam orientações e material informativo sobre a doença.
Para Ana Paula Miranda, coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família na Pampulha (NASF-P), serviço da Gerência Distrital de Saúde, são ações assim que fazem a diferença: "Os profissionais de saúde devem trabalhar a conscientização, incentivando maiores cuidados por parte da população. Pessoas mais conscientes se previnem de maneira mais eficaz", comentou.
As ações foram feitas também na Orla da lagoa da Pampulha, onde houve a distribuição de material educativo e orientações para a população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário