segunda-feira, 15 de abril de 2013

Vida simples é tema de roda de conversa na Pampulha

 
A Secretaria Regional Pampulha, por meio da Gerência de Recursos Humanos, realizou, no dia 03/04, uma roda de conversa com o tema: “Vida simples”, que reuniu, aproximadamente, 30 participantes, entre gerentes e servidores da Regional. A conversa foi conduzida pelo grupo de artesanato Fuxicando, formado por usuárias do Centro de Saúde Santa Amélia, que contaram experiências pessoais sobre os benefícios de se viver a vida de forma mais tranquila, adotando hábitos simples que promovem a saúde física e mental.
 
O público pode apreciar a exposição de artesanatos feitos com a técnica do fuxico, que mostrou um pouco do universo dos retalhos coloridos enfeitando potes, cartões, bonecos, porta-trecos, panos de prato, entre outros objetos. Durante a atividade, o psicólogo Samuel Damásio Almeida Lima falou sobre a importância das atividades manuais para o tratamento de saúde, esclarecendo também sobre o trabalho desenvolvido com as mulheres que integram o grupo Fuxicando.

Os participantes fizeram muitas perguntas para as artesãs, tornando a conversa bem dinâmica. Para Glaydes Malheiro, assistente administrativo, a palestra foi bem organizada e a apresentação do psicólogo, bem instigante: “Achei muito interessante a iniciativa do Centro de Saúde Santa Amélia em trabalhar com tratamentos alternativos para os pacientes. A arte é um tratamento para vários tipos de doenças. Ela promove o convívio social e não se limita ao consciente, mas alcança também a alma."

A gerente de Recursos Humanos Valéria Emília Baêta da Costa Evaristo, explicou que a atividade atingiu o seu objetivo: “O contato com o grupo Fuxicando foi gratificante, pois, além de apreciar a beleza dos trabalhos expostos, ouvimos relatos de pessoas que tem alegria para produzir e para falar sobre a melhora que tiveram em sua saúde através deste trabalho. Foi uma ótima oportunidade para refletir sobre nossa relação com o stress da vida moderna, mostrando a importância de se buscar a simplicidade”, disse.
 
Promovendo saúde através da arte

O grupo Fuxicando, coordenado pela gerente do Centro de Saúde Santa Amélia, Rosana Tavares e pela psicóloga Elizete Amaral, foi criado em maio de 2012 com o objetivo de fortalecer e resgatar a capacidade criativa, produtiva, a autoestima e a inclusão social das usuárias. Rosana Tavares destacou a importância da arte como atividade terapêutica que melhora a autoestima das artesãs: “Observando as diferenças individuais de cada um, é possível reduzir o risco de adoecimento e seus agravos. Este tipo de trabalho levanta o astral e melhora a socialização. Fico muito feliz de colaborar para que as pessoas pensem em saúde e alegria ao invés de doença e sofrimento”, falou.
 
A artesã Afra Clara Rosário, 79 anos, participa do grupo há um ano e contou como a atividade trouxe melhoria para sua saúde: “Quando cheguei lá, não sabia fazer nada. Agora o pessoal até fala que eu faço coisas bonitas! Eu acho tudo muito gratificante, principalmente as amizades”, disse. Maria da Glória Lima, filha de d. Afra, contou que a mãe luta contra o Parkinson e que, desde que começou a frequentar o grupo, o trabalho com a técnica do fuxico melhorou sua condição motora. “Agora minha mão abre e fecha bem melhor”, comentou animada d. Afra.

O grupo Fuxicando se reúne às quartas-feiras, das 15h às 17h30, no Centro de Saúde Santa Amélia. Os interessados podem ligar para o telefone 3277-7438.

Nenhum comentário:

Postar um comentário