quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CAC São Francisco recebe inscrições para cursos de Cabelereiro e Estética Facial



Espaço de execução e oferta dos diversos serviços das Políticas Sociais do município e trabalhando na perspectiva da participação popular, o Centro de Apoio Comunitário (CAC) São Francisco, que fica na região da Pampulha, promoveu várias atividades especiais em 2012 em seu espaço, na rua Aveiro, 191, no bairro São Francisco. Para o primeiro semestre de 2013, já está recebendo inscrições para as novas turmas dos cursos de Cabeleireiro e Estética Facial. O início das aulas está previsto para 18 de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 3277-7992.

Em 2012, as dependências do CAC São Francisco foram utilizadas para atividades de saúde, educação, formação profissional, inclusão digital e socialização. Em parceria com o Centro de Saúde São Francisco, que funciona anexo ao CAC, foram realizados encontros mensais para grupos de diabéticos e hipertensos, palestras semanais sobre nutrição e aulas de lian gong. Desde junho de 2011 funciona no local o programa Academia da Cidade, que atende cerca de 500 alunos por mês, e o programa Vida Ativa, que oferece atividades físicas semanais voltadas para o público da terceira idade. Além disso, a quadra poliesportiva e as salas para atividades e oficinas são utilizadas por, aproximadamente, 300 alunos participantes do programa Escola Integrada e por 70 idosas do grupo Reviver.

Formação
O CAC também é sinônimo de formação socioprofissional. Na área educacional, 21 alunos frequentam a turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Aurélio Pires para a conclusão do ensino fundamental, além de 20 adolescentes da Vila Santa Rosa que participam das aulas do ProJovem.



 Na qualificação profissional, houve em 2012 a oferta de dois cursos de Cabeleireiro e um curso de Estética Facial, realizados em parceria com o Centro de Qualificação Providência, e o curso de Oficial da Construção Civil para os usuários do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santa Rosa, realizado em parceria com o Instituto Iara Tupinambá. Estes cursos ofereceram formação profissional para 20 pessoas. O acesso gratuito à internet e a oferta de oficinas de iniciação à informática, ações feitas em parceria com a Prodabel, são atividades que promovem a inclusão digital e beneficiaram, aproximadamente, 550 pessoas ao longo de 2012.

Integração

O CAC São Francisco serviu também como importante instrumento de integração e socialização dos seus diversos segmentos e de conquista e defesa da cidadania com a promoção de eventos em datas comemorativas como festa junina, Dia Internacional da Mulher, Dia da Consciência Negra, Natal, etc. O CAC cede também seus espaços para iniciativas da comunidade, sempre que solicitado e aprovado pela Comissão Executiva de Gestão, para eventos, atividades socioculturais, esportivas e reuniões, servindo como importante elo entre o governo municipal e a comunidade local.

Para Maria Célia Nogueira, que trabalha no CAC desde 1991 e há 11 anos atua como gerente, 2013 começa com o propósito de aprimorar e ampliar, cada vez mais, a oferta de serviços de qualidade à comunidade da região da Pampulha e da cidade como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário