quarta-feira, 13 de julho de 2016

Regional Pampulha promove Fórum da Pessoa Idosa


Com o tema “Processo de Institucionalização da Pessoa Idosa”, a Secretaria Regional Pampulha (Av. Antônio Carlos, 7.596, São Luís) promoveu, no dia 15/06, em seu auditório, mais um Fórum da Pessoa Idosa. Desta vez, o público alvo, além dos idosos, foram os técnicos da PBH que trabalham nas unidades de saúde e nos serviços da Assistência Social (CREAS e CRAS).

Referência Técnica da Gerência Regional de Atenção à Saúde na Pampulha (GERASA-P), Camila Cristina Parreira Marinho lembrou o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado no dia 15/06. Falou sobre os tipos mais comuns de violência contra idosos como o abuso, maus tratos, violência psicológica, sexual e verbal, abandono, negligência, abuso financeiro e a autonegligência. “O grande desafio é entender o limite de atuação do técnico”, disse.

A seguir, as técnicas do Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos Maria Goreti de Oliveira Gomes (Analista de Políticas Públicas) e Débora Macedo (psicóloga) falaram sobre a Proteção Social de Alta Complexidade, informando que atualmente há, no município de Belo Horizonte, 24 ILPI conveniadas com a PBH, com a capacidade total para 917 idosos. 

Enfatizaram que a institucionalização deve ser uma retaguarda dos demais serviços, ou seja, o idoso só deverá ser institucionalizado quando todas as outras possibilidades de trabalho com a família forem esgotadas. A institucionalização deverá ser uma opção quando o idoso não tiver condições de se autossustentar ou de ter o sustento provido pela família e/ou estiver em situação de violação de direitos. Além disso, há outros critérios para o acolhimento, como por exemplo, ser morador de Belo Horizonte. 

“Importante ressaltar que as ILPI conveniadas devem oferecer um atendimento que garanta o bem-estar e uma melhor qualidade de vida para o idoso. Todas as instituições conveniadas são semanalmente visitadas pela equipe de Supervisão do Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos, formada por Analistas de Políticas Públicas”, explicou Goreti. 

Coordenadora do Fórum da Pessoa Idosa na Pampulha, Camila Parreira esclareceu que os próximos Fóruns terão um foco maior em temas técnicos a fim de capacitar melhor os profissionais que lidam com este público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário