terça-feira, 26 de julho de 2016

PBH firma Parceira Público-Privada para revitalizar a iluminação da cidade

   


O prefeito Marcio Lacerda assinou, no dia 13/07, o contrato da Parceria Público-Privada (PPP) para a revitalização da iluminação pública de Belo Horizonte. O edital, lançado em janeiro deste ano pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, teve como vencedor o consórcio BH Iluminação Pública S.A., que assumirá os serviços de iluminação da cidade, incluindo o desenvolvimento, a modernização, a ampliação, a operação e a manutenção da rede municipal de iluminação pública. Esse consórcio é composto pela Construtora Barbosa Mello, pela Construtora Remo, pela Planova Planejamento e Construções e pela Selt Engenharia.

De acordo com o prefeito Marcio Lacerda, a iniciativa, além de modernizar o parque de iluminação pública da cidade, contribui com o meio ambiente. “Ao fazer essa substituição, estamos trabalhando para a economia de energia e avançamos no trabalho para evitar o aquecimento global”, disse. 

Com prazo de concessão de 20 anos e possibilidade de prorrogação, a PPP prevê a substituição das lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED e a implantação de um sistema de telegestão, que possibilitará o controle remoto das luminárias. O contrato prevê, ainda, a iluminação de monumentos, fachadas, praças e parques, fontes luminosas e obras de arte de valor histórico, cultural ou ambiental, localizadas em áreas públicas e definidas por meio de legislação específica. O projeto tem como objetivo garantir, também, que o consumo médio mensal de energia elétrica da área de intervenção seja, no mínimo, 45% inferior ao do sistema atual.

O valor estimado do contrato da PPP é de R$ 1 bilhão e já nos primeiros cinco anos serão investidos R$ 300 milhões para a substituição de todo parque de iluminação de BH, composto atualmente por 179 mil pontos de luz ao longo de 4.700 quilômetros de vias públicas, por lâmpadas de LED Além de proporcionar uma iluminação de melhor qualidade e a redução do consumo de energia, as lâmpadas de LED ajudam a valorizar o patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade. 

Segundo o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Ricardo Simões, com a revitalização, todos os pontos de iluminação da capital seguirão o padrão preconizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, o que qualifica a iluminação e favorece a segurança pública e a qualidade de vida. De acordo com Simões, o projeto entra em fase de transição e durante os próximos quatro meses será realizado o cadastro da iluminação pública da capital. Após esta etapa, será elaborado o cronograma de implantação do novo sistema.

A Prefeitura assumiu os ativos de iluminação pública do município em 1º de janeiro de 2015 e, desde então, já foram instaladas duas mil novas luminárias e efetuada a manutenção de mais de 140 mil pontos de luz em todas as regiões da capital.


Lâmpadas de LED

A Prefeitura, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), já está introduzindo a tecnologia LED em alguns pontos da cidade e monitorando o seu desempenho, com vistas às futuras substituições. Em abril deste ano, foi concluída a substituição da iluminação na orla da Lagoa da Pampulha por luminárias com a tecnologia LED. Foram instaladas 1.673 lâmpadas em torno da lagoa, nas pistas de caminhada e ciclovias.

No ano passado, já haviam recebido luminárias de LED a pista de caminhada da Praça da Lagoa Seca, no Belvedere, o entorno do complexo cultural que abriga a sede da Orquestra Filarmônica, no Prado, e a Praça Carlos Chagas, ao lado da Assembleia Legislativa. Até agora, foram instaladas na cidade 2.184 luminárias equipadas com lâmpadas LED e, no momento, está sendo feita a substituição na Avenida Bernardo Vasconcelos, que liga as avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado, pelo bairro Cachoeirinha.

Mais informações para a imprensa pelo telefone 3277-8004 (Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário