Com a Umei Sarandi, a região passa a ter 14 Unidades Municipais de Educação Infantil
A Prefeitura inaugurou neste sábado, dia 5, a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Sarandi. Localizada na Rua Deputado Augusto Gonçalves, 32, no bairro Sarandi, esta é a 14ª Umei instalada na Regional Pampulha, que possui ainda outras 22 creches parceiras, uma Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) com turmas de Educação Infantil, totalizando 38 instituições vinculadas à Prefeitura que atendem a 4.100 crianças de 0 a 5 anos.
De acordo com o prefeito Marcio Lacerda, as escolas infantis têm o papel fundamental de iniciar a trajetória educacional das crianças da cidade. “Belo Horizonte já conta com 123 Umeis em funcionamento. Somando as nossas escolas com as creches conveniadas, a Prefeitura oferece atendimento para cerca de 60 mil crianças. Com a finalização de outras unidades, a expectativa é de esse número se aproxime de 65 mil, até o fim do ano”, destacou.
A Umei Sarandi começou a funcionar em novembro de 2015 e tem capacidade de atendimento para 440 alunos. Totalmente projetada para acolher as crianças, conta com dez salas de aula, banheiros adequados à faixa etária, cozinha, refeitório, biblioteca e brinquedoteca, além de parquinho e elevador que garante a acessibilidade a todos.
A unidade tem 1.174 metros quadrados de área construída e está instalada em um terreno de 2.087 metros quadrados. Foi construída por meio da Parceria Público-Privada (PPP) da Educação, com investimento de R$ 3,7 milhões, sendo R$1,3 milhão proveniente do Fundo Nacional de Educação (FNDE).
Para a secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, as boas práticas no setor fizeram com que o projeto educacional do Município se tornasse referência. “O projeto pedagógico para a educação infantil, ensino fundamental e o voltado para a educação de jovens e adultos é muito consistente, com reconhecimento nacional e estrangeiro. Temos muita felicidade em ampliar essa rede diante dos benefícios que ele oferece para toda a população”, afirmou
BH Sustentável
Durante a solenidade de inauguração, a Umei Sarandi foi certificada com o Selo BH Sustentável. Vinculada à Escola Municipal Anne Frank – premiada por vários projetos de Educação Ambiental –, a Umei Sarandi atende plenamente às normas ambientais de sustentabilidade.
É equipada com torneiras aeradas e válvulas de descarga com regulagem de vazão, que possibilitam uma economia de água de 34% em relação aos sistemas convencionais, adota a coleta seletiva, dispõe de sistema de aquecimento solar e utiliza de lâmpadas fluorescentes. Pelo conjunto, a unidade receberá o Selo Ouro, que representa a pontuação máxima do Programa de Certificação em Sustentabilidade Ambiental da Prefeitura de Belo Horizonte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário