segunda-feira, 7 de março de 2016

PBH entrega Documento Municipal de Licença para feirantes da Feira de Convivência do Entorno do Mineirão



A Prefeitura de Belo Horizonte entregou neste sábado, dia 5, o Documento Municipal de Licença (DML) para os 96 feirantes que venceram o processo de licitação para a Feira de Convivência do Entorno do Mineirão, que começa no dia 15, com a partida entre Cruzeiro e Uberlândia no estádio. A solenidade de entrega da documentação foi realizada no estacionamento coberto da Secretaria de Administração da Regional Pampulha, no bairro São Luís, e contou com as presenças do prefeito Marcio Lacerda, e dos secretários municipais da Regional Pampulha, José Geraldo Prado, de Governo, Vítor Valverde, e de Serviços Urbanos, Pier Senesi. 

A Feira de Convivência do Entorno do Mineirão será coordenada pela Secretaria Regional Pampulha e irá funcionar exclusivamente em dias de jogos no estádio. Os 96 feirantes estarão licenciados para comercializar macarrão na chapa, feijão tropeiro, churrasquinho, sanduíches, batatas fritas, cerveja, refrigerante, água e suco. Para que as pessoas possam usufruir de um espaço adequado, a Prefeitura vai disponibilizar banheiros químicos, ambulância e limpeza da área nos dias de funcionamento da feira.

Para o prefeito Marcio Lacerda, a iniciativa será mais um espaço de convívio e de oportunidades para os moradores da capital. “Essa é uma oportunidade de trabalho, onde todos poderão ter uma renda decente, fruto do talento e da competência de vocês. Também será um novo espaço de convivência para o torcedor e visitantes de BH. Além disso, é uma solução às angústias dos moradores do entorno do Mineirão, que conviviam com os transtornos em dias de jogos”, disse o prefeito aos feirantes durante a entrega das licenças. 

As barracas serão instaladas em quatro locais próximos ao Mineirão: Avenida das Palmeiras; Avenida C, na esquina com Avenida Abrahão Caram; Avenida Carlos Luz, na esquina com Coronel Oscar Paschoal; e na esquina da Avenida Carlos Luz, no encontro com a Praça Alfredo Camarate. O secretário de Administração da Regional Pampulha, José Geraldo Prado, destacou que um trabalho responsável e exemplar foi realizado para que a feira de alimentação seja um sucesso. “Todos os feirantes foram treinados. Eles passaram por cursos de manipulação de alimentos, promovido pela Vigilância Sanitária, e de gestão financeira, realizado em parceria com o Sebrae. Tudo isso para que a feira e os negócios de cada profissional tenham êxito”.

Capacitação

Por exigência do edital que regeu a licitação, todos os credenciados participaram do curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, coordenado pela Gerência de Vigilância Sanitária Pampulha. No curso, os feirantes receberam instruções teóricas e práticas sobre a manipulação de alimentos conforme exigido pela legislação vigente. 



O conteúdo abrangeu a higienização de instalações, de equipamentos móveis e utensílios utilizados na manipulação dos alimentos, o controle integrado de pragas, o manejo correto de resíduos, a postura correta dos manipuladores de alimentos, matérias primas, ingredientes e embalagens adequadas, preparação, armazenamento e transporte dos alimentos e exposição para o consumo, entre outros.


Para Terezinha Gundim Biagi, uma das profissionais que compõem a Feira do Entorno do Mineirão, a missão é a de entregar produtos e prestar o melhor serviço para a comunidade. “Estou muito contente com a oportunidade, recepção e aprendizagem. Espero que com o nosso trabalho consigamos fazer do espaço uma referência e que ele seja um novo ponto turístico para Belo Horizonte.”



Secretário da Regional Pampulha, José Geraldo Prado falou sobre a expectativa da Prefeitura: "Queremos proporcionar uma feira bem estruturada, que ofereça produtos de qualidade, de acordo com as normas sanitárias, para atender bem os torcedores e os moradores do entorno do estádio e, com isso, reduzir os diversos problemas verificados em dias de jogos, como a presença irregular de ambulantes e a venda de produtos fora dos padrões sanitários", disse.

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