segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Trabalho integrado em bairros na região da Pampulha apresentam ótimos resultados no combate ao Aedes aegypti



Na luta para eliminar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, vale todo esforço e criatividade. Na região da Pampulha, os bairros Jardim São José, Liberdade, Confisco, Santa Terezinha, Jardim Alvorada e Ouro Preto já receberam os mutirões intersetoriais de combate ao vetor, alcançando mais de 90 mil pessoas nas áreas de abrangências das respectivas Unidades de Saúde.

 A estratégia adotada contempla dois momentos: no dia anterior ao mutirão, um grupo diversificado de funcionários da Prefeitura juntamente com voluntários da comunidade percorre as ruas do bairro onde está ocorrendo grande transmissão da doença, para distribuir panfletos e sensibilizar os moradores quanto à importância de não deixar água parada em suas residências e quintais. No dia do mutirão, as pessoas depositam os materiais inservíveis nas calçadas para serem recolhidos pelos caminhões.

Em cada mutirão realizado, mais de 100 pessoas estão diretamente envolvidas. São agentes comunitários de saúde, de combate a endemias, da Defesa Civil, coordenadores e encarregados de Zoonoses, gerentes de Unidade de Saúde e da Secretaria Regional da Pampulha, garis, fiscais integrados e sanitários, além dos voluntários de Igrejas, Conselheiros de Saúde, entre outros. Esta turma faz um pente-fino nas residências, não só orientando a população, mas também ajudando a recolher objetos e recipientes que podem acumular água e se tornarem possíveis criadouros do mosquito. Outra ação muito importante é o tratamento focal com larvicida nos locais onde são encontradas larvas do mosquito. Vale destacar ainda a participação do grupo de teatro MOBS SUS que, com bom humor e criatividade, incentiva a participação de todos nesta luta.

Colaboração da população garante resultados

As ações tiveram resultados surpreendentes: no bairro Jardim São José foram trabalhados 7.252 imóveis e recolhidas 74.060 toneladas de lixo. No Confisco, as equipes trabalharam em 4.305 imóveis e recolheram 70.340 toneladas de lixo. No bairro Santa Terezinha, 4.459 imóveis e mais de 81 toneladas de lixo. No Jardim Alvorada, 6.269 imóveis e mais de 270 toneladas de lixo retiradas dos quintais das casas, um verdadeiro recorde. E no Ouro Preto, realizado no dia 16/02, foram mais de 4 mil imóveis e 44.300 toneladas de lixo, totalizando mais de 540 toneladas de lixo.

Agente de Combate a Endemias do Centro de Santa Terezinha, Rodrigo Ramon acha que o trabalho conjunto é bem produtivo. “É muito positiva a troca de experiências com os colegas de outras unidades. Agregar duas formas de trabalho diferentes em torno de um mesmo objetivo amplia o processo de conscientização das pessoas.” Moradora do bairro Jardim Alvorada há dois anos, Eliete Figueiredo sabe da seriedade do trabalho da Prefeitura: “É muito importante pra todos nós este movimento todo. Eu faço a minha parte. Acho que as pessoas estão mais conscientes e colaborando mais”, disse.

Participando ativamente de todos os mutirões, o secretário da Regional Pampulha, José Geraldo Prado destacou a importância do trabalho conjunto e da mobilização de moradores: “Só com um trabalho conjunto conseguiremos enfrentar e vencer o Aedes. Cada pessoa envolvida está fazendo mais do que imagina: está cuidando, de fato, da saúde desta e das futuras gerações”, disse.

Alerta para toda a população

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, na Pampulha já são 652 casos confirmados de dengue de janeiro/2016 até o momento. Segundo a Gerente do Distrito Sanitário na Pampulha, Cláudia Capistrano, as notificações de casos de Dengue estão aumentando na região e por isso, a Prefeitura tem intensificado as ações de tratamento focal em toda área, realizado treinamentos para as equipes de saúde das Unidades e sensibilizado sobre o tema nas diversas reuniões coordenadas pela Regional. “Mas precisamos da participação efetiva da população. Os focos, na sua maioria, estão dentro dos imóveis, por isso cada cidadão deve vistoriar uma vez por semana sua casa, da calha ao quintal, só assim poderemos ganhar esta batalha.” E incentivou: “Vamos, participe, sua atitude faz a diferença!“

Nenhum comentário:

Postar um comentário