quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Servidora da Pampulha participa de livro com coletânea de poemas de escritores brasileiros e portugueses

Há quatro anos trabalhando no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Regional Pampulha, a escritora Vitalina de Assis nunca pensou que poderia ficar famosa com seus textos. No dia 12 de setembro, na Livraria Catarinense do Shopping Newmarket na cidade de Blumenau (SC), ela conseguiu realizar um sonho: a publicação de quatro de seus poemas no livro A Palavra ConVida, lançado pela Bárbara Editora, que traz uma coletânea de 84 poemas de escritores brasileiros e portugueses.

A vontade de escrever surgiu desde a infância, influenciada pelo pai que sempre comprava livros de contos que aguçavam seu gosto pela leitura. O interesse pela escrita surgiu um pouco depois, já na época de colégio, quando escrevia poemas e mostrava aos colegas de classe.  A ideia de se tornar escritora ficou meio esquecida, depois do ensino médio, quando se casou e teve filhos. Somente anos mais tarde, por meio da internet, ela voltou a se interessar pela escrita, quando passou a publicar contos e poemas em seu blog. “Vi ali a oportunidade para que meus textos tivessem visibilidade”, disse.

O blog lhe rendeu bons frutos. Além dos diversos comentários que passou a receber, Vitalina participou de um processo seletivo que reuniu 60 blogueiros, entre brasileiros e portugueses, que escrevem poemas. Deste total, 21 escritores foram selecionados para participarem do livro. O trabalho de reunir, slecionar e organizar os poemas foi de responsabilidade do casal de editores Anderson Fabiano e Helena Chiarello, que tinham o objetivo de abrir espaço para este gênero textual.

Esta grande conquista incentivou Vitalina a sonhar voos mais altos. Ela planeja lançar este livro também em Belo Horizonte e já trabalha na possibilidade de colocá-lo à venda em alguma livraria. Para o final de 2014, Vitalina pretende publicar um de seus dois livros já finalizados: “Reflexionar: a arte do pensamento”, com crônicas e contos e “Todo mundo tem um dia de Spike”, com texto motivacional, que trata da questão comportamental do ser humano: “O título do livro faz referência ao meu cachorro que, um dia, ao ser insultado, teve uma reação surpreendente, mostrando que não aceitaria mais aquele tipo de tratamento. Muitas pessoas agem dessa forma e quero discutir um pouco sobre isso”, explicou.

Para os interessados, os poemas de Vitalina podem ser lidos no blog www.avessamente.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário