quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Artífices que trabalham nas escolas da Pampulha recebem capacitação

A Regional Pampulha, por meio da Gerência Regional de Manutenção de Próprios, realizou, nos dias 14, 15 e 16/10, uma capacitação para 15 artífices que trabalham nas escolas municipais da região.

A capacitação foi realizada em três escolas da Pampulha: as escolas municipais Lídia Angélica, Anne Frank e Maria de Magalhães Pinto. Cada grupo de cinco profissionais se reuniu em uma escola diferente para observar, in locco, as diversas possibilidades de atuação de um artífice. Os trabalhadores receberam orientações sobre troca de lâmpadas, limpeza de calhas e canaletas, pequenos reparos hidráulicos, esclarecendo dúvidas e descobrindo maneiras mais eficazes de realizar um serviço. Edvaldo Pereira Sander, artífice na Escola Municipal Henfil há sete meses, gostou muito do curso: “Aprendi uma novidade sobre a inversão de lâmpadas.”

Além das orientações da Gerência de Manutenção de Próprios, a equipe da Gerência de Zoonoses distribuiu cartilhas educativas sobre a dengue, orientando sobre a importância da prevenção. Os pontos mais críticos para focos de dengue como calhas, canaletas e caixas d’água foram vistoriados e limpos. Para a artífice na Escola Municipal José de Madureira Horta há cinco anos, Cecília Teixeira das Neves Horta, a capacitação vai melhorar sua atuação no trabalho: “Gosto muito do que faço na escola. Este curso me mostrou uma nova maneira de ver e de fazer o serviço, trazendo economia de tempo e mais rapidez na execução das tarefas”, disse.

Gerente de Manutenção de Próprios na Pampulha, Maurício Fonseca Brandão, explicou que a ideia da capacitação surgiu em razão da necessidade de reduzir custos com o pessoal de sua equipe e otimizar o profissional que atua na escola: “Muitas vezes, deslocamos nosso pessoal para executar pequenos reparos que podem ser feitos pelo profissional que está à disposição na escola. Desta forma, ganhamos em redução de custos para o serviço público”.

Artífice é o profissional contratado pela Caixa Escolar de cada escola para realizar serviços de manutenção como troca de lâmpadas, pequenos reparos em banheiros e cozinhas, dentre outros. Na Pampulha, há 15 artífices que atendem as demandas das 15 escolas municipais e 06 UMEIs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário