terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Centro de Saúde Ouro Preto sensibiliza funcionários para a importância do aleitamento materno


Com o objetivo de contribuir para aumentar os índices de aleitamento materno junto às suas usuárias, o Centro de Saúde Ouro Preto realizou, no dia 25 de janeiro, a atividade “Sensibilização ao aleitamento materno” para os profissionais de saúde que atuam naquela unidade. 
Participaram diversos profissionais das equipes de Saúde da Família como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de combate a endemias (ACE), psicóloga, odontólogos, estagiárias do programa “Posso Ajudar”, funcionários da portaria, dos serviços gerais e guardas municipais, totalizando 35 pessoas.
O encontro, coordenado pela médica pediatra Dra. Mysia Regina Menezes Cândido Ferreira, contou com a colaboração das enfermeiras Stefânia Gomes Costa, Fernanda Beatriz Ferreira Gomes e Sandra Quintão; da médica generalista da Equipe de Saúde da Família Dra Karine de Andrade Silva e da cirurgiã-dentista Renata Carvalho Portes Lopes que abordaram sobre o tema, esclarecendo dúvidas e incentivando a participação dos funcionários.

A Dra Mysia Regina explicou que, dentro do contexto da Política Nacional de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno, esta é a única medida isolada capaz de reduzir a morbi-mortalidade infantil: “Queremos que todos os funcionários da unidade de saúde sejam capazes de esclarecer dúvidas sobre o aleitamento materno para que possam motivar as mães para esta importante prática que, além de promover a saúde física e psíquica, reduz a mortalidade infantil”, disse.
Para o encerramento da atividade, houve a apresentação do grupo de teatro do Centro de Saúde Ouro Preto, ACSai e anda sem parar, com a história de uma mãe adolescente que não concordava em amamentar o filho recém nascido, mas que muda seu comportamento após compreender a importância deste ato de amor. O grupo de teatro é composto por agentes comunitárias de saúde e foi dirigido pela psicóloga Pricila Maria Leão Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário