Com o foco nas questões de promoção da igualdade racial entre seus alunos, a Escola Municipal Marlene Pereira Rancante concluiu o Projeto Afro, iniciado em agosto de 2012 com o objetivo de ensinar sobre a cultura africana e afro-brasileira, trabalhando com as diferenças, riquezas e a autoestima das crianças afrodescendentes.
Durante quatro meses, os estudantes participaram de atividades diversificadas como oficinas de máscaras africanas, confecção de sacolas temáticas e Abayomis (bonecas de pano artesanais), elaboração de murais temáticos contando a história da África e da Bonequinha Preta, criação de dicionário com palavras de origem africana e palestras com o coreógrafo Evandro Passos.
O professor e atual coordenador da escola, Welington Ramos Guimarães, falou da necessidade de se desenvolver um trabalho voltado para as Relações Étnico-raciais: “Queremos mostrar para nossas crianças como a cultura africana e afro-brasileira são importantes para o nosso país. Após este projeto, percebemos melhorias nas relações interpessoais entre os alunos” disse.
As professoras Emiliana Neves Silva Melo e Márcia Boaventura Silva de Souza trabalharam a temática do projeto com as turmas do 1º ciclo a partir da história da “Bonequinha Preta” da autora Alaide Lisboa de Oliveira. Foi disponibilizado um modelo da boneca, protagonista da história, que visitou a casa de vários alunos. A aluna Victória Sarah, 8 anos, aprovou a ideia: “Gostei muito do projeto da Bonequinha Preta. Eu levei a boneca para minha casa, dei banho nela, vi Carrossel com ela e li sobre ela na internet. Foi muito legal.”
Para o professor Sidnei Marinho de Souza, é fundamental implementar na prática ações que promovam a igualdade racial nas escolas e em todos os seus públicos: “Toda a escola precisa trabalhar com a temática e não apenas os professores de História e Artes. Pois quebrar preconceitos é um trabalho árduo que exige dedicação cotidiana, principalmente para produção de materiais e formação.”
A proposta do professor Welington Guimarães é dar continuidade a esta temática ao longo de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário