quarta-feira, 6 de julho de 2011

Seminário padroniza ações de agentes de zoonoses da Pampulha


Durante toda a semana que passou, com duração de 40 horas/aulas, 130 funcionários do Distrito Sanitário de Saúde da Regional Pampulha participaram do Curso de Capacitação Técnica de Controle de Zoonoses. Entre eles, biólogos, veterinários, encarregados e agentes do controle de zoonoses e agentes sanitários. O curso foi dividido em quatro módulos com atividades práticas e teóricas sobre temas como: a leishmaniose visceral, dengue (diretrizes do programa de controle), manejo de escorpiões e animais peçonhentos como serpentes, além do controle de roedores e outros animais sinantrópicos que incluíram morcegos urbanos, caramujo africano dentre outros. As aulas abordaram assuntos como a biologia e comportamento destes animais, além do manejo integrado e práticas relacionadas as demandas e atendimento realizado pelos profissionais e voltado à saúde pública.

O objetivo do curso centrou na capacitação de profissionais que atuam na Gerência de Zoonoses, visando à padronização das ações de controle e o melhor atendimento aos principais agravos e demandas relacionadas à área. Os módulos foram ministrados por profissionais da Gerência de Controle de Zoonoses da Regional Pampulha, Centro de Controle de Zoonoses, Laboratório de Zoonoses, Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, profissionais do núcleo de gestão de resíduos da UFMG além de técnicos de empresa especializadas em controle de pragas urbanas tendo como orientador o gerente, biólogo Cristiano Fernandes. Houve avaliação individual por meio de prova objetiva que serviu para demonstração do conhecimento adquirido para certificação de conclusão do curso.


Na parte prática, os participantes tiveram a oportunidade de ampliar o conhecimento e aprimorar as atividades em todos os temas abordados. Em uma das práticas os alunos do curso percorreram a orla da Lagoa da Pampulha, avaliando a possibilidade de áreas com a presença de roedores (ratos). Uma vez detectados, receberam controle imediato com aplicação de raticidas apropriados.



Após o café da manhã, os funcionários participaram de um momento de interação seguido da ginástica lian gong, ministrada pela professora Silvana dos Santos Silveira, do Centro de Saúde São Francisco. A banda Mobiliza SUS/BH que já gravou um CD com suas atividades diárias de conscientização da população apresentou um show com participação animada dos funcionários. Em seguida, houve palestra sobre atenção à saúde, proferida pela gerente regional da área, Cinthia Maria Gomes e Silva. Após almoço foi formalizada a mesa do Colegiado Gestor de Controle de Zoonoses da Pampulha, com a aprovação do regimento interno, visando à gestão participativa e a garantia da melhoria do processo de trabalho na Gerência de Zoonoses. No seminário de encerramento, houve a participação do secretário regional Osmando Pereira da Silva e do adjunto Farid Salles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário