A capacitação dos cuidadores de idosos tem papel fundamental quando o assunto é promoção da saúde e ação preventiva, a fim de evitar internações e asilamento do idoso. Por este motivo, nos dias 18 e 19 de julho, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e a Gerência Regional de Atenção a Saúde Pampulha (GERASA) realizaram a capacitação dos 15 cuidadores de idosos do Programa Maior Cuidado da Pampulha.
A capacitação teve como objetivo, informar e orientar os cuidadores de idosos a fim de substituir o conceito de doença pelo de incapacidade funcional, enfatizando os cuidados preventivos. Entre os vários temas abordados estão: Direito das pessoas idosas, disfagia, alimentação, abordagem familiar, ambiência e quedas. Além desses, os participantes aprenderam a prática do Xiang Gong, técnica terapêutica que permite fortalecimento das funções orgânicas do corpo.
Para Ana Paula Miranda, coordenadora do NASF-P, oportunidades como estas proporcionam importantes momentos de reflexão e de aprendizado: “Nos deparamos com experiências e perspectivas diversas, que, além de fornecer ferramentas significativas, contribuem para o desenvolvimento de competências que alimentam o universo pessoal e profissional”, disse.
A atenção à saúde da pessoa idosa exige conhecimento sobre as alterações decorrentes do processo de envelhecimento normal e também sobre as doenças típicas dessa etapa da vida. Considerando a necessidade de compreensão do meio em que o idoso vive, novas capacitações serão programadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário