A voz é algo tão característico e importante como a nossa própria fisionomia e impressão digital. Ela varia de acordo com o sexo, idade, profissão, personalidade, estado emocional e a intenção com a qual a usamos. Por sua importância, é necessário conscientizar o profissional que se utiliza da voz como ferramenta de trabalho sobre seu uso correto.
Com esse objetivo, 29 professores da UMEI Itatiaia se reuniram no dia 16 de abril para assistirem à palestra “Professor: Como cuidar de sua voz”, quando receberam orientações sobre os cuidados básicos para manter a voz saudável, com boa qualidade, potencializando seu uso. A palestra, ministrada pela fonoaudióloga Carla Matioli, aconteceu na data em que comemora-se o Dia Mundial da Voz.
Dentre as diversas informações recebidas, os professores entenderam que a utilização incorreta das cordas vocais pode levar ao aparecimento de problemas simples ou até alterações mais graves. Se há um bloqueio nesta, existe uma perda enorme de qualidade de vida. Todos precisam ter cuidados com a voz, mas para quem utiliza a voz profissionalmente, é preciso ter alguns cuidados vocais essenciais para manter a integridade e a saúde vocal.
Para Ana Paula Miranda, coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família Pampulha – NASF-P, foi muito importante proporcionar este momento de aprendizagem e reflexão aos profissionais: “Ações de promoção da saúde são muito importantes porque conscientizam a pessoa de que saúde do ser humano é um conjunto e a voz também faz parte desse todo”, disse.
Também foram realizadas ações de conscientização nos Centros de Saúde Confisco e Santa Teresinha e no CRAS Confisco para profissionais e usuários dos serviços públicos. Nestes locais, a fonoaudióloga responsável foi Lilian Soutto.
Também foram realizadas ações de conscientização nos Centros de Saúde Confisco e Santa Teresinha e no CRAS Confisco para profissionais e usuários dos serviços públicos. Nestes locais, a fonoaudióloga responsável foi Lilian Soutto.
Dia Mundial da Saúde
Há 63 anos, o dia sete de abril foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para comemorar o Dia Mundial da Saúde. A ideia surgiu da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde da população e alertar sobre os principais problemas que podem afetá-la. Na região da Pampulha, esse dia não passou despercebido, pois as equipes do NASF e do Centro de Saúde Santa Teresinha realizaram palestra na sala de espera daquele centro de saúde. As pessoas que aguardavam atendimento receberam sugestões e dicas práticas para mudança de hábitos de vida. Funcionários e população ouviram orientações sobre alimentação saudável, envelhecimento ativo e os benefícios de práticas corporais como Lian Gong e dança sênior, que servem para estimular melhores hábitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário