sexta-feira, 1 de abril de 2011

Começa a recuperação do Córrego Ressaca




O canal do Córrego Ressaca já está em fase de alargamento para dar maior vazão às águas pluviais que provocam inundações em parte dos bairros Santa Terezinha e Lagoa na região Oeste da Pampulha, nas proximidades da Toca da Raposa I. A obra, a cargo da Ster Engenharia Ltda., está orçada em R$ 34.500.000,00 previstos no convênio entre a Prefeitura de Belo Horizonte, Caixa Econômica Federal, Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e do programa de Saneamento para Todos do Ministério das Cidades, com a modalidade de manejo de águas pluviais.


O alargamento do Ressaca começou no encontro do manancial com o Córrego Sarandi, local de inundações antes de desaguarem na Lagoa da Pampulha. Os dois córregos têm sido condutores de lixo e entulhos o que provoca maior assoreamento da represa considerada uma das belezas naturais de Belo Horizonte. Com o alargamento numa extensão de 680 metros em direção a Contagem, a previsão do engenheiro José Martins Filho, da Sudecap, é que o córrego tenha vazão semelhante ao do Ribeirão Arrudas que corta o centro da capital.


Acompanhado do engenheiro Osvaldo Alvim de Almeida, o secretário regional da Pampulha, Osmando Pereira, esteve nas margens do Córrego da Ressaca no início desta semana para vistoriar o trabalho que possibilitará o alargamento com o término das obras previsto para janeiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário