quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Combate à dengue no Santa Terezinha


Vinte e um militares da Aeronáutica e nove Agentes de Combate a Endemias (ACE) inciaram na manhã de segunda-feira (14/02) uma ação intensiva contra focos da dengue no bairro Santa Terezinha, região da Pampulha. As equipes supervisionada pelo gerente regional de Zoonoses da Secretaria Regional Pampulha, Cristiano Fernandes, vão atuar naquela região durante duas semanas inspecionando 1.200 imóveis em 40 quarteirões.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Teixeira, esteve presente no início das ações e destacou que neste um mês e meio de 2011 Belo Horizonte contabilizou dois casos confirmados de dengue e nove suspeitos. No ano passado foram registrados na capital mineira 947 casos suspeitos e 71 confirmados.

O secretário verificou de perto, como tem feito nas nove Secretaria Regionais de Belo Horizonte, como é difícil a conscientização da população no combate à dengue, considerando que várias caixas d´água nas residências continuam destampadas, além dos vasos de planta com água nos pratos e calhas nos telhados que acumulam água. Deixou a sugestão de que cada morador tire pelo menos cinco minutos por dia para verificar se em sua casa há algum motivo para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, provocador da dengue.

Outra situação de dificuldade encontrada pelos militares da Aeronáutica e os ACE são as residências onde os moradores não são encontrados. Neste caso, os agentes pregam no portão um aviso com a data e o horário em que estiveram naquele imóvel. A maioria dos lotes vagos no Santa Terezinha não tem sido motivo para a dengue, a não ser aqueles em que moradores jogam lixo.

A doença já afetou várias pessoas naquela região da Pampulha, entre elas dona Margarida Maria dos Santos, da Rua José Alves de Souza, que teve seu imóvel lote com quatro moradias vistoriado ontem. “Já tive dengue e foi uma febre danada de forte. Tenho medo da doença e sei que se ela voltar vai ser pior.” Mesmo já tendo sido vítima da dengue, dona Margarida mantém vasos de plantas em sua casa e alguns tinham água no prato. D. Margarida prometeu cooperar no combate ao mosquito.

E a dengue continua sendo um desafio a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário