quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Balanço do SAC Pampulha aponta crescimento nas demandas


Na Pampulha, os cidadãos têm buscado cada vez mais os serviços que podem ser solicitados pelo sistema SACWEB com acesso via presencial, telefone 156 ou pelo portal da PBH. Prova disso é o grande crescimento nas demandas: em 2009 foram registradas 15.830 solicitações e em 2010 esse número aumentou para 19.464, com índice de resolutividade em torno de 90% nos dois anos e crescimento de 22,95%.

Para o gerente de Atendimento ao Cidadão da Regional Pampulha, Fernando Amoni, esse crescimento revela um pouco do perfil do munícipe: “Observamos que desde 2005 as solicitações de serviços vêm crescendo permanentemente. Só para se ter uma idéia, de lá para cá houve um aumento de 130% nas demandas, o que caracteriza uma consciência maior dos direitos enquanto cidadão”, disse.

Amoni informa que dos 87 serviços disponibilizados via SACWEB, os mais solicitados tanto em 2009 quanto em 2010 foram: corte ou poda de árvores em áreas públicas, controle de roedores, fiscalização de terreno e lote vago sem capina e pedidos de tapa-buracos. A Gerência de Atendimento recebe ainda uma gama enorme de solicitações feitas exclusivamente de maneira presencial como corte ou poda de árvore interna, pedido de prazo de notificações, cancelamento de auto de infração, certidão de inteiro teor ou cópia de processos.

O Serviço Informatizado de Atendimento ao Cidadão (SACWEB) é parte de um programa que visa à democratização do acesso aos serviços públicos e a maior transparência na relação entre a Prefeitura de Belo Horizonte e os cidadãos. Esse sistema registra as solicitações de serviços dos cidadãos, encaminha, automaticamente, para as unidades responsáveis por sua execução, permite que o munícipe tenha acesso às informações e possa acompanhar o atendimento da solicitação.

Uma característica importante que vale ressaltar é que os serviços disponibilizados por meio do sistema SACWEB caracterizam-se, em sua quase totalidade, pela não exigência de documentos no ato da solicitação, uma vez que sua tramitação é essencialmente eletrônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário