sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Trabalho preventivo na limpeza de bocas de lobo


O serviço de limpeza de bocas de lobo na Pampulha é realizado de forma contínua, objetivando a manutenção do sistema de drenagem urbana. O trabalho consiste em limpar as bocas de lobo existentes, incluindo a remoção e o transporte destes resíduos para o Aterro Sanitário.

Na Pampulha, a equipe é composta por seis garis e um caminhão basculante que percorre as ruas da Regional seguindo um planejamento prévio da Gerência Regional de Limpeza Urbana Pampulha. Este serviço é realizado por, no mínimo, seis vezes ao ano. Regiões com risco de alagamento possuem um atendimento especial antes e após as chuvas a exemplo da Av. Cristiano Machado com Av. Sebastião de Brito, no bairro Dona Clara, e outros locais como Conjunto Lagoa e Praça Bagatelli (próximo ao Aeroporto). Em média são limpas 142 bocas de lobo por dia. Em 2010 foram limpas 34.943 bocas de lobo, atendendo as metas estipuladas pelo Plano BH Metas e Resultados. A equipe também é responsável pela substituição de grelhas danificadas nas vias públicas.

Para o gerente de Limpeza Urbana Pampulha, Osvaldo do Carmo Machado, a manutenção da limpeza da boca de lobo é de responsabilidade do poder público, mas o contribuinte deve colaborar: “Retiramos diversos tipos de resíduos, mas os principais são sacolas e garrafas plásticas, embalagens em geral e até pedaços de pneus. É importante que a população se conscientize, evitando jogar o lixo na rua, pois é ela mesma quem fica prejudicada. O excesso de lixo obstruindo a rede de drenagem aumenta o risco de alagamento e o custo do serviço de limpeza, quando na verdade o recurso poderia ser destinado a outras áreas como educação e saúde”, esclarece.

Qualquer pessoa pode fazer as solicitações de limpeza de bocas-de-lobo e substituição de grelhas pelo telefone 156 ou através do Serviço de Atendimento ao Cidadão – SacWeb no Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte no endereço www.pbh.gov.br

Um comentário:

  1. Na Avenida Deputado anuar menhem está precisando fazer limpezas na boca de lobo. E do lado do Residencial São Judas Tadeu tem uma area imensa que o muro pre-fabricado está quebrado virando um lixão, animais morto, muito mato.

    ResponderExcluir