sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Prótese odontológica devolve alegria de sorrir


Gerentes de Unidades Básicas de Saúde, Equipes de Saúde Bucal, representantes da Gerência de Atenção à Saúde Pampulha e da Coordenação Técnica de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde estiveram reunidos na Secretaria Regional Pampulha para discutir a oferta de próteses odontológicas para usuários do Distrito Pampulha.

A Secretaria Municipal de Saúde fornece todo o material necessário para a confecção das próteses, que são feitas em parceria com um laboratório de prótese credenciado. As equipes do Centro de Saúde Itamarati e do Centro de Saúde Ouro Preto tem sido pioneiras na confecção de próteses odontológicas no Distrito Sanitário Pampulha e apresentaram sua experiência para os colegas, com fotos e relatos dos pacientes atendidos.

Profissionais e usuários - Satisfação com os resultados
Os profissionais que atuam nesta área sentem-se gratificados em poder oferecer a prótese, pois é um trabalho que resgata a auto-estima e a cidadania dos usuários. Para o Dr. Nei Ovídio, cirurgião-dentista do Centro de Saúde Itamarati, prestar este tipo de serviço traz novo ânimo em sua carreira: “Depois de 35 anos de trabalho no município, sinto-me motivado por finalmente poder oferecer um tratamento que ao invés de mutilar o paciente, em casos em que não há outro recurso, podemos restabelecer a função e a estética, devolvendo a ele a capacidade de sorrir.”

A satisfação se revela também na fala de Maria de Fátima Silva Santos, moradora do bairro Trevo: “Quando coloquei a prótese fiquei muito feliz, porque a minha já estava velha, desgastada e com dentes pequenos. Ela ficou tão bem ajustada que não precisei voltar conforme o dentista falou. Não paro de sorrir!”, declara.

Rosilene Menezes Silva, Referência Técnica da Gerência Regional de Atenção à Saúde Pampulha e idealizadora do encontro, ressalta a importância de momentos como esse: “A troca de experiência entre os profissionais é motivadora para mudanças no processo de trabalho e incentiva a adesão a novas propostas no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde”, disse.

Equipe realiza atendimento domiciliar para usuários acamados

Durante o encontro, a equipe do Centro de Saúde Itamarati apresentou também a experiência no uso de um equipamento odontológico portátil, que facilita o atendimento de usuários acamados ou com impossibilidades de locomoção em seu domicílio. O equipamento pertence ao Distrito Pampulha e está disponibilizado para todas as unidades de saúde que necessitem realizar atendimentos domiciliares, em casos específicos. Diante desta possibilidade, alguns profissionais se interessaram em iniciar o trabalho de prótese em suas unidades de saúde, ampliando assim o atendimento a usuários de outras regiões.


Um comentário: