No período de setembro de 2009 a agosto de 2010, o Conselho Distrital de Saúde Pampulha realizou visitas técnicas nos nove centros de saúde da região da Pampulha, com o objetivo de conhecer a estrutura física e humana das unidades básicas de saúde. Durante esse trabalho, os conselheiros puderam conhecer a realidade de cada centro de saúde no que diz respeito aos equipamentos existentes, atendimento aos usuários, marcação de consultas especializadas, fornecimento de medicamentos na farmácia distrital, recursos humanos e área física das unidades.
Os resultados desse levantamento compõem um importante diagnóstico sobre a situação atual dos centros de saúde da Pampulha, que traz relatos dos problemas encontrados e sugestões para resolução dos mesmos. O diagnóstico foi apresentado na última sexta-feira, dia 21, para os participantes da primeira reunião de conselheiros distritais realizada em 2011. Aproximadamente 44 pessoas, entre usuários, trabalhadores e gestores públicos da área de saúde estiveram reunidos para conhecer o teor do diagnóstico apresentado por Magaly Rodrigues Alves, vice-presidente do Conselho Distrital de Saúde Pampulha.
Evelina Pereira da Silva está há seis anos no Conselho de Saúde e diz que gosta muito de participar: “É muito importante ficar por dentro do que acontece na saúde. Aqui nas reuniões do Conselho a gente fica sabendo de tudo e pode dar nossa opinião”, declara.
Para Magaly Rodrigues, que milita na área de saúde há 20 anos, é fundamental que as informações sobre saúde pública sejam de conhecimento de todos: “Queremos que o usuário do serviço de saúde esteja bem informado sobre as questões de saúde para que possa fazer propostas bem consistentes na Conferência Distrital, o que só é possível quando há participação efetiva. Até para reclamar é preciso saber o que estamos criticando; saber cuidar da coisa pública.”, disse.
Após a apresentação do diagnóstico, os participantes foram informados sobre os eixos temáticos da IX Conferência Distrital de Saúde Pampulha 2011que será realizada nos dias 10 e 11 de junho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário