segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Saúde do Homem foi o tema de palestra na Pampulha



Em comemoração ao Novembro Azul, importante campanha de conscientização da população masculina sobre os cuidados com sua saúde, a Regional Pampulha, por meio da Gerência de Programas Sociais, realizou no dia 23/11, a I Roda de Conversa sobre Saúde do Homem. O encontro teve a participação de, aproximadamente, 50 pessoas, entre servidores, comunidade e profissionais da área de saúde.

O auditório da Regional estava especialmente ornamentado para o evento. Para incrementar o ambiente, foi montado o painel azul, onde as pessoas podiam tirar fotos com adornos e mensagens de incentivo à campanha Novembro Azul. Enquanto o público ia se achegando, a dupla Bela & Johnny cantaram algumas músicas para criar um ambiente agradável. 




A seguir, foi o público foi surpreendido com a presença de um personagem inusitado: o Sr. Vaginaldo, interpretado pelo ator Wesley Ricardo Maciel. No estilo stand-up comedy, o público se divertiu com a performance do ator que, com bom humor, mostrou a importância de se fazer o exame de prevenção ao câncer de próstata. A intervenção teatral teve o apoio de dois funcionários da Regional: Sérgio Duarte como o médico e Talita Maciel, interpretando a secretária do médico.


Para tratar do tema “Saúde do Homem”, o médico generalista e referência técnica da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), Dr. Sidney Maciel dos Santos Rosa, falou sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde Homem (PNAISH) que atua nos seguintes eixos: acesso ao acolhimento, a saúde sexual e reprodutiva; paternidade e cuidado; doenças prevalentes; violência. Apresentou também os principais motivos pelos quais a população masculina não busca o serviço de saúde e deu dicas sobre como reconhecer os primeiros sintomas de um AVC e um infarto para ajudar a socorrer.

Para finalizar, o Dr. Sidney falou sobre a campanha nacional Novembro Azul que tem o objetivo de fazer a prevenção precoce ou o rastreamento do câncer de próstata. Fez também um alerta sobre o crescimento da sífilis na população masculina. “Por se sentirem invulneráveis, os homens, de maneira geral, se expõem mais a riscos e dedicam pouco tempo para se cuidarem. Muitos agravos poderiam ser evitados caso os homens realizassem, com regularidade, as medidas de prevenção primária. Por isso é necessário conscientizar o homem que é preciso se cuidar”, disse. 


Gerente de Programas Sociais na Pampulha, Camila Parreira Marinho explicou que este foi um dia muito importante para todos os homens e mulheres: “Aprendemos muito com Dr. Sidney e pudemos compartilhar de forma descontraída um assunto tão sério como a promoção da saúde. Gostaria de agradecer o empenho da equipe e de todos os colegas da SARMU-P que nos apoiaram nesta ação”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário