A equipe do Serviço de Proteção Social à Pessoa com Deficiência (SPSPD) Pampulha realizou, no dia 22/11, a oficina “Cuidando de Quem Cuida”. O objetivo da atividade foi promover uma reflexão, junto às famílias acompanhadas pelo Serviço, sobre a importância do autocuidado no cotidiano de quem se dedica a cuidar de um familiar com necessidades especiais.
Participaram da oficina 14 famílias, totalizando 26 pessoas. A atividade foi iniciada com uma entrevista em que todos os presentes puderam perguntar e responder a respeito de sua rotina. De maneira lúdica, todos compartilharam suas percepções, desejos e dificuldades relacionadas ao autocuidado. Foi um momento de reflexão, troca e aprendizado para todos, tanto usuários quanto equipe que atua no serviço.
Houve ainda a participação da fisioterapeuta Lidiane, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que falou sobre os cuidados necessários que todos devem ter com a coluna e a importância das atividades físicas para uma vida com mais qualidade.
Outra atividade interessante foi a “árvore do cuidado”. Os participantes escreveram em pequenos pedaços de papel seus desejos e, após, vivenciaram a construção de uma caixinha, onde poderiam transportar tais desejos e compromissos para o ano de 2017. Para a técnica de Psicologia, Fabiana foi um momento ímpar: “Saímos todos mais dispostos a pensar em nossas necessidades e possibilidades de incluir o autocuidado em nossas rotinas”.
A equipe do SPSPD Pampulha é formada pelas técnicas de Psicologia e Serviço Social, Fabiana e Janaína, e pelos educadores lúdicos Elba e Pedro, que atuam através do Programa Mala de Recursos Lúdicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário