“Relacionamento Familiar”- Um olhar sobre a escola e a família. Este foi o tema do II Fórum Regionalizado Família-Escola, realizado no dia 16/11, no auditório da Secretaria Regional Pampulha, uma parceria entre as regionais Norte, Pampulha e Venda Nova. O encontro teve a participação de familiares de estudantes, professores e gestores da rede municipal, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação (SMED) .
A abertura do evento foi feita pela Gerente Regional de Educação Pampulha, Romênia Ayla de Morais, que deu as boas vindas a todos, ressaltando que o Fórum é uma ação da SMED realizado nas regionais administrativas da cidade e proporcionam o diálogo entre as famílias e gestores da educação, desta vez sendo realizado de forma integrada entre três regionais.
Para ambientalizar o público quanto ao tema, 07 estudantes da E.M. Jardim Leblon apresentaram uma esquete teatral mostrando a importância da participação da família no contexto escolar de seus filhos. A seguir, o chefe de gabinete da Secretaria Regional Pampulha, Roberto Abrantes, parabenizou a todos pela participação e falou sobre os valores que devem ser cultivados no ambiente escolar: “Experiências de família e escola carregam valores importantes como fé, esperança e caridade que constroem uma sociedade melhor.”
Professora da rede estadual e municipal de educação, a palestrante Flávia Renata Guimarães Moreira é Mestre em Educação e Especialista em docência na Educação básica com ênfase em Juventude e Escola; atualmente, coordena o Observatório do Clima Escolar (OCE), sendo também técnica do Programa Rede pela Paz (PRPP) da SMED. A palestra “Um olhar sobre a escola e a família” propôs reflexões acerca do papel de cada pessoa no contexto familiar. Intercalando trechos de canções para ilustrar os assuntos para desenvolver o tema, Flávia Renata mostrou que o papel da família é o de interagir para a qualidade das relações. “Nem sempre nas famílias há realidades acolhedoras, mas sempre há oportunidade de recomeçar. A relação família-escola é necessária, pois ambas são importantes instituições socializadoras.”
Para a professora, é fundamental que todos da família sejam protagonistas: “A fala dura bloqueia o diálogo. Na família, todos têm direitos e deveres e devem ser agentes da ação, ter voz e expressar sua opinião. Aprendendo a agir assim, vamos construir uma sociedade mais tolerante”, disse. Para finalizar, todos cantaram a música Trem-Bala da compositora Ana Vilela, que reforça a necessidade de construirmos boas relações com todos, já que a vida é como um trem que passa rápido.
Gerente do Programa Família Escola/ SMED, Ludmilla Skrepchuk Soares explicou que a relação entre a família e a escola deve ser permanentemente cultivada, na perspectiva de se estabelecer um pacto de parceria em prol de um objetivo comum, que é o de garantir o acesso, a permanência e o aprendizado dos filhos/estudantes na escola. “O acompanhamento da vida escolar dos filhos é um aspecto importante para o sucesso da trajetória estudantil das crianças e adolescentes e o Fórum regionalizado é um espaço privilegiado de fala e escuta que promove a aproximação das famílias com as escolas.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário