sexta-feira, 29 de abril de 2016

Estudantes da Escola Municipal Professora Alice Nacif participaram do Fórum da Criança e do Adolescente na Pampulha



Realizado bimestralmente pela equipe da Gerência de Políticas Sociais da Pampulha, o Fórum da Criança e do Adolescente Pampulha (FOCA-P) teve um cenário diferente na edição do mês de abril: a quadra poliesportiva da E.M. Professora Alice Nacif (Rua Expedicionário Paulo de Souza, nº 721, Serrano), com a participação de mais de 100 estudantes do 8º ano. A abertura foi feita pelo Diretor Rogério Joaquim Cardoso que deu as boas vindas aos alunos e agradeceu aos organizadores do evento, gestores e demais funcionários. 

Neste dia foram apresentadas duas temáticas voltadas para a criança e o adolescente. A primeira, as conselheiras tutelares na Pampulha Marsalina Feliz dos Santos, Maria Elisa Abreu Cruz de Moraes, Adriana Coutinho Chagas Vieira e Edna Nunes Gomes apresentaram o Conselho Tutelar, sua estrutura e a forma de atuação no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Utilizando a técnica de conversação para manter os alunos engajados com o tema, as conselheiras falaram sobre o papel dos Conselheiros Tutelares na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes. A conversa foi animada e os estudantes interagiram bastante fazendo várias perguntas.

Em seguida, o pedagogo, coordenador geral da Associação Circo de Belô e Ponto Focal de Minas Gerais no Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, professor Moisés Barbosa Ferreira Costa, discutiu com a turma as formas de exploração sexual de crianças e adolescentes por meio de recurso audiovisual, exibindo pequenos filmes sobre o tema. “Este é apenas um começo de conversa para despertar as pessoas, pois o combate à violação de direitos da criança e adolescente deve envolver a todos”, disse.


Para finalizar o encontro, um grupo de seis artistas adolescentes integrantes do Circo de Belô, encantou a todos com uma apresentação circense. Integrante da equipe de organização do FOCA Pampulha, Maria Anália de Sousa explicou que este encontro trouxe resultados positivos: “Observamos a necessidade de abrir um espaço de maior interação dos Conselhos Tutelares com as escolas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário