Grupo visitou o Hospital do Barreiro |
Mais um Expresso do Planejamento Participativo Regionalizado (PPR) foi realizado no sábado, dia 16/04. Nesta 7ª edição, os convidados foram os representantes de grupos sociais das várias regiões da cidade que conheceram algumas obras executadas pela Prefeitura de Belo Horizonte nos últimos cinco anos.
Na Pampulha, o grupo partiu da sede da secretaria regional e, em caravana, foram conhecer três equipamentos públicos na região. A primeira parada foi na Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Santa Branca, a 100ª inaugurada na cidade. A UMEI Santa Branca acolhe atualmente 385 crianças na faixa etária entre 0 e 5 anos e 6 meses em uma estrutura com dois pavimentos, salas de aula, biblioteca, fraldário, sala multiuso, refeitório e playground.
No percurso em direção à segunda parada, o Museu Casa Kubitschek, os visitantes passaram pela Estação do MOVE Pampulha e pelo Mineirão. Na visita ao Museu, tombado pelo patrimônio municipal, estadual e federal, foram destaques o cuidado na preservação dos móveis, dos objetos de decoração e dos jardins projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx.
A terceira parada foi no Centro de Saúde Santa Terezinha, obra do Orçamento Participativo, onde os participantes foram recepcionados pela gerente adjunta da unidade, Márcia Dellaqua. A ampla unidade oferece todos os serviços disponíveis na rede pública de saúde como vacinação para crianças de 0 a 2 anos, controle de pacientes com doenças crônicas, entre outros. O Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro foi a quarta parada da caravana. O diretor executivo do equipamento, Dr. Flávio Duffles, ministrou palestra sobre a unidade, explicando a estrutura e o funcionamento do hospital. Para finalizar, os visitantes conheceram o 4º andar do hospital que abriga 40 leitos do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e ainda o bloco cirúrgico, composto por 16 salas de cirurgia.
COP-BH
A última parada do Expresso PPR foi no Centro de Operações da Prefeitura (COP-BH), no bairro Buritis, onde as caravanas das nove regiões da cidade se encontraram, após visitarem as obras em seus territórios. O público foi recepcionado pela Banda da Guarda Municipal e pode conhecer a estrutura e o funcionamento do COP. O encerramento contou com as presenças do prefeito Marcio Lacerda, do secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, além dos secretários regionais e de outras pastas. Para finalizar, o prefeito Marcio Lacerda falou ao público, ressaltando a importância da participação popular nas decisões que impactam na cidade.
Ana Cristina na Casa JK |
Coordenadora do Espaço BH Cidadania/ CRAS Confisco, Ana Cristina Cardoso (foto ao lado) adorou a experiência: “Pude conhecer vários equipamentos públicos e como funcionam. Achei maravilhosa a Casa JK, toda revitalizada, a beleza dos jardins e todo o acervo tão bem preservados pela administração municipal. E ainda o Centro de Operações da PBH como equipamento fundamental na segurança pública e no controle da mobilidade urbana”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário