Com o tema “Família e Escola: juntos na construção de possibilidades para uma escola mais humana”, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Gerência de Educação Pampulha, realizou no dia 1º/09, no auditório da E.M. Dom Orione (Avenida Expedicionário Benvindo Belém de Lima, nº 500, São Luís), o Fórum Regionalizado Família-Escola. O encontro reuniu cerca de 130 representantes das famílias dos estudantes das escolas e Umeis localizadas na região da Pampulha.
O público assistiu a duas apresentações artísticas dos estudantes da E.M. Maria de Magalhães Pinto: a peça teatral “Caipiras Ecológicos” e a dança “Água Seca”. A seguir, a Gerência do Programa Família-Escola homenageou dois pais de alunos com a entrega de certificados de Menção Honrosa como reconhecimento por suas atuações no processo de desenvolvimento escolar de seus filhos.
Antônio Augusto Correa e Cláudia Márcia da Rocha Liz, pais do aluno Cláudio Augusto Liz Correa da E.M. Dom Orione e Júnio Simões de Oliveira e Monserrat Sánchez Guadamuz, pais do aluno Samuel Stryper Sánchez Simões da UMEI Vila Antena, receberam os certificados entregues pelo secretário da Regional Pampulha que parabenizou ambos os pais: “É muito importante que a escola possa contar com a participação efetiva dos pais no acompanhamento da vida escolar de seus filhos, o que faz toda a diferença nos resultados alcançados”, disse.
Para Júnio Simões, a escola tem um significado especial: “Nosso filho sofre de uma enfermidade chamada Síndrome do Osso de Cristal, o que faz com que ele quebre os ossos muito facilmente. Nossa preocupação era colocá-lo em uma escola confiável e aqui, na UMEI Vila Antena, sentimos uma grande confiança. Acho muito importante a participação dos pais na escola para o desenvolvimento de seus filhos.”
Psicóloga e Técnica da Rede pela Paz, Carolina Pianetti apresentou o “Plano de Segurança Escolar: Uma escola segura é compromisso de todos”, que trata sobre a convivência escolar, a segurança do ambiente escolar, como lidar com as ocorrências graves e a intersetoriedade e gestão democrática na escola.
A seguir, foi exibido o vídeo “Ciclo de violência e educação” para reflexão sobre a questão da violência nas relações humanas. “Existe um ciclo vicioso de violência nas relações, no qual o diálogo sempre é a melhor forma de se resolver os conflitos. Na escola não é diferente, por isso não pode existir escola sem a participação da família”. A psicóloga apresentou ainda alguns pontos básicos sobre o Programa Rede Pela Paz que, por meios de ações efetivas, trabalha o clima escolar, o multiculturalismo, a cultura de paz e a educação em direitos humanos.
A seguir, foi exibido o vídeo “Ciclo de violência e educação” para reflexão sobre a questão da violência nas relações humanas. “Existe um ciclo vicioso de violência nas relações, no qual o diálogo sempre é a melhor forma de se resolver os conflitos. Na escola não é diferente, por isso não pode existir escola sem a participação da família”. A psicóloga apresentou ainda alguns pontos básicos sobre o Programa Rede Pela Paz que, por meios de ações efetivas, trabalha o clima escolar, o multiculturalismo, a cultura de paz e a educação em direitos humanos.
Para Neorenildo Coelho Pedreira, pai de um estudante da Umei Braúnas, a experiência de participar do Fórum foi ótima: “Estou surpreendido com este encontro, pois foi muito edificante para minha vida. Espero que outros pais também se interessem e venham participar dos próximos.”
Gerente do Programa Família-Escola na Pampulha, Wânia Maria de Carvalho Costa ressaltou: ”É muito bom ver as famílias cada vez mais participativas e parceiras das escolas na efetivação de uma escola mais humana. Acolhemos e registramos as sugestões apresentadas para o desenvolvimento de um clima escolar positivo, favorável à aprendizagem e que vão resultar em uma educação de qualidade. Criar um ambiente seguro depende das atitudes diárias de todos e da importante interação família e escola”.
Gerente do Programa Família-Escola na Pampulha, Wânia Maria de Carvalho Costa ressaltou: ”É muito bom ver as famílias cada vez mais participativas e parceiras das escolas na efetivação de uma escola mais humana. Acolhemos e registramos as sugestões apresentadas para o desenvolvimento de um clima escolar positivo, favorável à aprendizagem e que vão resultar em uma educação de qualidade. Criar um ambiente seguro depende das atitudes diárias de todos e da importante interação família e escola”.
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