quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Pampulha realiza Pré-Conferência de Assistência Social



Com a temática “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio das secretarias municipais Adjunta de Assistência Social (SMAAS) e Regional Pampulha, realizaram, no dia 11 de agosto, na sede da Regional (Avenida Antônio Carlos, 7.596, São Luís), a Pré-Conferência de Assistência Social na Pampulha. 


A iniciativa tem como objetivo avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, principalmente no que diz respeito ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Compareceram cerca de 180 pessoas, entre trabalhadores do SUAS, representantes de entidades diversas e convidados. 


Enquanto o público participava da plenária, seus filhos se divertiam em uma grande área de lazer montada no estacionamento da Regional: oficina de pintura de rosto, artesanato com miçangas, touro mecânico, pula-pula, entre outros, fizeram a festa da criançada. 



Na abertura do evento, os participantes assistiram à apresentação do músico Dudu do Cavaco que executou, no cavaquinho, o hino nacional e outras músicas dedicadas ao público. A mesa foi composta pelas seguintes autoridades: o secretário da Regional Pampulha, José Geraldo Prado, o secretário adjunto, André Gontijo, o Gerente de Políticas Sociais da Pampulha, Jefferson Izidoro de Abreu, a Gerente de Assistência Social Pampulha, Danielle da Silva Barros, a representante do Conselho Municipal de Assistência Social, Fabiana Nunes Rios e a representante dos usuários da política de Assistência Social na Pampulha, Hemenegilda Lopes Sales. 


A seguir, os participantes foram divididos em quatro grupos para discussão dos seguintes eixos temáticos: Dignidade Humana e Justiça Social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS no Pacto Federativo; Participação Social como fundamento do Pacto Federativo no SUAS e Assistência Social como direito no âmbito do pacto federativo; Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS Público, Universal, Republicano e Federativo e Qualificação do Trabalho no SUAS na consolidação do Pacto Federativo. 


Os grupos discutiram os eixos temáticos e fizeram várias propostas que serão levadas para a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social que será realizada nos dias 21 e 22 de agosto no Hotel Dayrell (Rua Espírito Santo, 901, centro). Gerente Regional de Assistência Social Pampulha, Danielle da Silva Barros ressaltou a importância da participação popular nas pré-conferências: “O usuário tem um papel de suma importância nesse processo, uma vez que conhece os serviços ofertados e pode, assim, contribuir para o aprimoramento da política de Assistência Social”, disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário