sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Comitê Gestor do Conjunto Moderno da Pampulha é empossado na PBH

Funcionários da Regional Pampulha compareceram à posse do Secretário José Geraldo


Mais um passo para o reconhecimento da Pampulha como patrimônio cultural da humanidade foi dado nesta quinta-feira, dia 3, com a posse do Comitê Gestor do Conjunto Moderno da Pampulha Patrimônio Mundial. O grupo será responsável por promover a gestão compartilhada e a articulação entre as políticas municipal, estadual e federal e monitorar a efetividade das ações governamentais de proteção ao patrimônio e foi instituído por meio de portaria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no dia 10 de agosto. Participaram da cerimônia de posse, realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Belo Horizonte, no Centro, o prefeito Marcio Lacerda, o vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, Délio Malheiros, o presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Leônidas de Oliveira, a presidente do Iphan, Jurema Machado, o secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo, e a presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Michele Arroyo.

Integram o comitê 26 titulares e 26 suplentes, sendo dois representantes do Iphan, um representante do Iepha, um representante da Copasa, 18 representantes da PBH e quatro representantes não governamentais, ligados ao Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) Brasil, ao Escritório da Unesco no Brasil, ao Instituto dos Arquitetos do Brasil seção Minas Gerais (IAB-MG) e ao Fórum de Diretrizes Especiais da Pampulha (Fadep).

Secretário da Regional Pampulha e um dos integrantes do Comitê Gestor do Conjunto Moderno da Pampulha, José Geraldo Prado ressaltou a importância do recebimento do título: “O reconhecimento da Pampulha como Patrimônio Cultural da Humanidade irá projetar BH internacionalmente, impactando no crescimento do turismo e de outras áreas. É importante que todos se envolvam sendo apoiadores desta campanha”, disse.

(*) Texto publicado no DOM do dia 04/09/2015. Adaptdado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário