quarta-feira, 3 de junho de 2015

Regional Pampulha integra a campanha de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes



18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Nesta data, vários setores da Prefeitura de Belo Horizonte se mobilizaram por meio de ações efetivas a fim de combater a pedofilia e a exploração sexual de crianças e adolescentes no país.

Com o objetivo de despertar a população para o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, a Regional Pampulha, por meio da Comissão Operativa Local (COL-P), realizou, no dia 18/05, uma importante ação na praça do São José (Avenida João XXIII, s/nº). Aproximadamente 150 estudantes das escolas municipais Ignácio de Andrade Mello (no bairro São José), Marlene Pereira Rancante e Júlia Paraíso (ambas localizadas no bairro Alípio de Melo) participaram da ação.

A ação, planejada pela COL-Pampulha, teve a colaboração das escolas municipais e a importante participação dos estudantes. Saindo das escolas em direção à praça, os alunos fizeram uma caminhada, entregando para a comunidade flores amarelas confeccionadas por eles próprios.



Na praça, os estudantes se assentaram no chão, formando a flor símbolo da campanha, enquanto faziam o apitaço contra a violência. Houve ainda a apresentação de uma música por um grupo de alunos. No percurso de volta para a escola, as crianças, em coro, gritavam o lema: “Amor, educação, violência não”, enquanto as pessoas eram abordadas e orientadas sobre a campanha e a forma de fazer denúncias em caso de suspeita de abuso.

Psicóloga do CREAS Pampulha e integrante da COL-P, Nathalie Divina Cornélio Teixeira ressaltou a importância de convocar a sociedade a participar do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes: “A informação é a nossa maior arma! O ato do dia 18 de Maio, com a linda participação das crianças, promoveu a sensibilização e a discussão do tema para o fortalecimento da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. A colaboração dos integrantes da COL-Pampulha e das equipes das escolas municipais foi muito importante para o sucesso da ação.”

Além dos professores, monitores do Programa Escola Integrada e dos integrantes da COL-Pampulha, o secretário da Regional Pampulha José Geraldo Prado também participou da ação. “É dever do Estado garantir o direito de proteção às nossas crianças e adolescentes. Precisamos não só sensibilizar a sociedade sobre o tema, mas também ensinar as crianças como agir nestes casos”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário