No final de maio, profissionais do Centro de Saúde Serrano (à Rua Tocantins, 471) em parceria com dermatologistas do Centro de Especialidades Médicas Pampulha (CEM-P) participaram de um mutirão de dermatologia para identificar lesões de pele em usuários do centro de saúde.
Além de prestar atendimento aos 56 usuários que aguardavam atendimento especializado no CEM-P, a ação possibilitou que dois generalistas, um pediatra e um clínico do Centro de Saúde Serrano recebessem orientações práticas para a identificação de lesões de pele e de possíveis casos de hanseníase.
Médica generalista no Centro de Saúde Serrano, Juliana Campos achou que a ação proporcionou grande aprendizado. "Receber as colegas dermatologistas do CEM neste atendimento conjunto, foi uma excelente oportunidade para apresentar nossa realidade de trabalho e nos qualificar profissionalmente. A ação foi muito bem organizada e planejada, o que nos permitiu estudar e selecionar os casos a serem atendidos e discutir as dúvidas com os especialistas", disse.
Para as dermatologistas do CEM-P, Jeanne Coimbra, Gabriela Gontijo e Simone Helena da Silva a experiência do atendimento compartilhado possibilitou maior interação entre os profissionais: “Foi uma oportunidade para os especialistas conhecerem a realidade do centro de saúde e para os médicos do centro de saúde aprenderem como tratar doenças dermatológicas mais corriqueiras que podem ser resolvidas na própria unidade básica de saúde".
“Ações como esta são importantes porque estimulam os profissionais com experiências diferentes, proporcionado capacitação de uma forma prática, além de ajudar na redução da fila de espera”, afirma Ana Paula Miranda, integrante do Comitê de Hanseníase da Pampulha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário