quinta-feira, 22 de maio de 2014

Projeto Arte da Saúde foi tema do Fórum da Criança e do Adolescente na Pampulha







A Secretaria Regional Pampulha, por meio do Fórum da Criança e do Adolescente, realizou, no dia 15/04, no auditório da Regional, à Avenida Antônio Carlos, 7.596, 2º andar, São Luís, encontro para apresentação do projeto Arte da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). Compareceram cerca de 40 pessoas, entre representantes do poder público, da sociedade civil e da rede de proteção à criança e ao adolescente na região.

O Projeto Arte da Saúde baseia-se no fortalecimento e resgate da capacidade expressiva de crianças e adolescentes em risco de exclusão social , utilizando a arte como instrumento de formação e transformação. O público assistiu a um vídeo sobre o projeto com depoimentos de colaboradores e participantes das oficinas. Técnico responsável pela coordenação do Projeto Arte da Saúde na Pampulha, Arnor Trindade apresentou os objetivos do projeto e sua estrutura de trabalho. “A proposta deste projeto é de que o público atendido adquira segurança e auto estima, colaborando para a construção da cidadania por meio do exercício de talentos e aptidões”, disse.

A seguir, monitores das oficinas na Pampulha juntamente com a mãe de uma criança que participa do projeto fizeram o relato de experiências vivenciadas no projeto, dando a oportunidade para o público esclarecer dúvidas. Há seis anos atuando como monitora de oficina na região do Centro de Saúde Itamarati, Cláudia Márcia Patrocínio ressaltou os ótimos resultados que tem alcançado com este trabalho: “É um espaço em que a criança e o adolescente tem liberdade para se expressar, tendo prazer em participar. Além do ensino da arte em si, trabalhamos a questão dos limites e do respeito, sem falar no incentivo ao protagonismo. O que tenho observado em todos que participam é a melhora de comportamento na escola e na família.” Mãe de uma criança que participa do projeto há quatro anos, Eliana Cristina Pacheco de Alacoque relatou as experiências positivas: “Minha filha avançou muito, aprendeu muitas coisas. Hoje nosso relacionamento está bem melhor”, contou emocionada.

Representante da Associação Comercial Aeroporto e Jaraguá, Sylvia de Andrade Almeida ficou impressionada com os relatos: “É um projeto maravilhoso que mostra como acolher a criança com dificuldades de relacionamento, possibilitando a construção conjunta de um projeto pedagógico. Pra mim, foi uma verdadeira aula de educação”, disse. Na saída do auditório, os participantes puderam apreciar uma pequena mostra do que as crianças produzem nas oficinas de artesanato, como chaveiros, peso de porta, bordados, entre outros.

Fortalecimento de vínculos familiares por meio da arte

Criado pela Secretaria Municipal de Saúde em 1993, o Projeto Arte da Saúde é uma prática de atenção a crianças e adolescentes de 6 a 18 anos em rota de exclusão social. Através das atividades desenvolvidas, as crianças são capazes de se situarem na vida escolar e da comunidade enquanto atores produtivos e competentes. Desde 1996, conta com a parceria da Cáritas Regional Minas Gerais. Atualmente é oferecido em todas as regionais da Prefeitura atendendo mais de 1000 crianças e adolescentes na cidade. Para participar, a criança ou o adolescente deve estar vinculado ao centro de saúde de sua região. Cada oficina atende a dois grupos de 12 crianças e/ou adolescentes, que se reúnem duas vezes por semana. Na Pampulha, há quatro núcleos formados e um em implantação. Além de oficinas de artesanato, jogos, teatro, cerâmica e reciclagem, há ainda outras atividades como: cuidados odontológicos, visitas a museus, parques, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário