Dedicação e paciência tem sido a aplicação básica no trabalho desenvolvido pelos estagiários do 9º período da faculdade de Fisioterapia da UNIBH no Centro Comunitário do Bairro Universitário, região da Pampulha. Atendendo a uma média de 50 pacientes das comunidades dos bairros Dona Clara e Universitários, dentro da disciplina Saúde Coletiva e Preventiva, os alunos são renovados de semestre em semestre. Para os usuários tem sido uma forma de vivenciarem nova forma de atendimento mais humanizado e integrado dentro dos padrões de atenção primária á saúde, como entendem as professoras Taise Lima e Ana Paula de Lima. Já para os alunos, este estágio é considerado muito importante pela experiência adquirida no dia a dia durante seis meses.
Para a estagiária Virgínia Helena, a diversidade dos trabalhos e as aplicações das técnicas terapêuticas são as novidades. Ela destaca que “aprendi a focar não só a doença, mas no indivíduo como um todo.” Como recado aos colegas diz: “Que Deus possa iluminar os caminhos de vocês e que todos alcancem seus objetivos.” Por sua vez, o estagiário Guilherme Gebara fala de sua experiência: “Pude perceber que as pessoas vêm procurar não só tratamento, mas também a convivência com os demais.”
A usuária do Centro de Saúde do Bairro Universitário, Maria do Rosário Lages, que faz acompanhamento nos grupos de fisioterapia há cinco anos e se diz satisfeita com os trabalhos desenvolvidos pelas professoras e alunos de Fisioterapia da UNIBH, “todos os que passaram por aqui foram espetaculares. Eu tinha um problema no braço e fui curada, a Virgínia cuidou do meu joelho e ele está ótimo. Todos são muito prestativos.” Outro usuário ativo na fisioterapia é Pedro Parreira de Souza dá seu depoimento sobre a atuação dos alunos e professores: Em minha opinião, esta foi a melhor turma de estagiários. Agradeço a todos pelo carinho e paciência.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário