quarta-feira, 25 de maio de 2011

Comunidade discute violência sexual no CRAS Confisco


Um grupo de 26 pessoas entre adultos, jovens e adolescentes se reuniu no CRAS Confisco no dia 19 deste mês para uma sessão de filme comentado no sentido de promover na comunidade a possibilidade de conversar sobre violência sexual contra crianças e adolescentes. Após a apresentação do filme “Preciosa – uma história de esperança”, baseado na novela Pussh Sapphire, 2009”, a integrante da Comissão Operativa LocaI-Col Pampulha Vanessa Fileto, da gerência de Assistência Social da Regional Pampulha, formou uma roda para discutir o tema do filme.

Uma das senhoras presentes iniciou a conversa com um relato da temática apresentada, relatando um fato acontecido em sua família, envolvendo seus filhos e o ex-marido com quem era casada. Em depoimento considerado corajoso pelos participantes, ela permitiu a todos vivenciar o que haviam assistido no filme. Outros grupos falaram de suas experiências demonstrando indignidade e a necessidade de denunciar.

As conversas facilitaram comparações de dados de estatísticas, entre eles os de que os abusadores estão sempre próximos das crianças e que estas são as principais vítimas dos abusos entre dois e 12 anos de idade. Outra constatação é a de que ainda é desconhecido do público os caminhos a serem seguidos para a denúncia e que ainda há muito a ser de desvendado, além de a Justiça brasileira ter muito a avançar para diminuir os abusos.

Em depoimento, Vanessa Fileto afirmou que durante as conversas, ouviu relatos contundentes que nos fazem estar cada vez mais sensibilizados em aderir ao movimento de proteção às nossas crianças e adolescentes.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário