sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Encontro de usuários marca final de ano no CAC São Francisco

 


Alegria e integração marcaram o culto de ação de graças, realizado no Centro de Apoio Comunitário (CAC) São Francisco, na região da Pampulha, dia 15 passado. Compareceram 120 participantes de todos os programas executados no CAC, oportunidade em que agradeceram as realizações deste ano tudo e encerraram as atividades de 2011.

 
Na oportunidade, o coral Vozes da Pampulha entoou a “Cantata de Natal”, com regência do maestro Edson Félix. Seguiu-se almoço servido para todos os presentes.

 
 
 
Após o almoço, houve um movimentado sorteio de brindes, marcado pela presença do “Papai Noel Negro”, uma versão do Papai Noel tradicional, pensada pelo Grupo Gestor de Promoção da Igualdade Racial-GGPIR da Pampulha, como forma de promoção da igualdade racial e combate ao racismo.

Este é o 11º almoço de Natal promovido pelo CAC São Francisco, sendo um dos eventos mais prestigiados do local, promovendo a socialização e integração entre os diversos programas em um momento de reflexão, avaliação e planejamento de intenções para o próximo ano.

Gerente do SAC Pampulha é aprovado em doutorado


O gerente de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Regional Pampulha, Fernando Antônio Amoni, que é analista de Políticas Públicas da Prefeitura de Belo Horizonte, defendeu na PUC/MG, neste mês de dezembro, sua tese de doutorado. Aprovado por unanimidade, sua tese tem por título “Apropriação de Estrutura de Oportunidades em Áreas Urbanas de Grande Vulnerabilidade Social: o Papel do Capital Social em Territórios do Programa BH Cidadania.”

O trabalho se apoiou em pesquisa desenvolvida em dois territórios do Programa BH Cidadania da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, a Vila Santa Rosa, na Região da Pampulha, e o Conjunto Felicidade, na Região Norte da Cidade. Amoni procurou demonstrar os limites do capital social nesses territórios diante do imenso quadro de vulnerabilidades da pobreza crítica. Os recursos de capital social são utilizados nessas localidades para o enfrentamento das questões mais imediatas vividas no cotidiano da pobreza. “As vulnerabilidades, por sua vez, impedem que determinados grupos de pobreza crítica apropriem de determinadas ofertas de estruturas de oportunidades que possibilitariam aos pobres a superação da pobreza”, afirma recém-doutor. Daí a necessidade da política social, associada a outras políticas públicas , criar as condições necessárias para a promoção do desenvolvimento dos territórios de pobreza , através da expansão adequada das ofertas dos capitais humano, econômico e cultural.”

A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros:

Profa. Doutora Cristina Almeida Cunha Filgueiras (orientadora, PUC Minas), Profa.Doutora Anete Brito Leal Ivo (UFBA), Prof. Doutor Edgard Pontes de Magalhães (UFMG ) , Profa.Doutora Léa Guimarães Souki ( PUC Minas) e Profa. Doutora Magda de Almeida Neves (PUC Minas).

A convite do servidor Amoni, o secretário municipal da Pampulha, Osmando Pereira, se fez presente na defesa de tese e afirmou que os professores da banca examinadora exigiram bastante do candidato.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Contrato de Gestão prevê melhoria de Atendimento em Centros de Saúde da Pampulha



A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência Regional de Distrito Sanitário da Pampulha firmou com as 12 Unidades Básicas de Saúde da Regional Pampulha um contrato interno de gestão que visa melhorar os processos e serviços de saúde, além do planejamento e organização dos trabalhos desenvolvidos nestes Centros de Saúde. Os contratos receberam a chancela do secretário municipal de Saúde, Marcelo Teixeira e as gerentes daquelas unidades na sexta-feira, dia 2, no auditório da Regional Pampulha.

"A assinatura do Contrato Interno de Gestão é o momento de marcar os pontos e carências de cada unidade básica de saúde para que possamos continuar a construção coletiva. Estamos fazendo um pacto amplo entre todos os profissionais da Rede SUS-BH. Esta é uma ferramenta de todos", disse o secretário Marcelo durante reunião com representantes de todas as unidades da Regional Pampulha. O secretário, também, ressaltou a importância do aprimoramento da atualização dos dados cadastrais dos usuários. "As informações dos usuários são de estrema importância para que possamos realizar um atendimento humanizado e com excelência", disse.

O processo de atualização de dados foi apontado como ponto importante em todos os 12 centros de saúde da Regional Pampulha. Outros pontos como a consolidação do comitê distrital de Vigilância em Saúde; a consolidação do projeto "Integração ACE/ACS no Território"; a ampliação da integração do Centro de Especialidades Médica (CEM) com as Unidades Básicas; a reestruturação física das unidades; e o alinhamento dos serviços oferecidos nos centros de saúde foram apontados como propostas e metas relevantes para o próximo ano.

Os contratos foram criados pelas gerências dos centros de saúde em conjunto com a gerência do Distrito Sanitário. "Este é um trabalho de mais de dois anos. Estou muito feliz de chegarmos até aqui. Espero que possamos aprimorar e avançar cada vez mais com as políticas do SUS-BH", disse Maristela Nascimento Silva.

O Distrito Sanitário Pampulha foi o quinto a ter os contratos internos de gestão assinados pelo secretário Marcelo Teixeira. Os demais distritos terão os contratos assinados até dia 8 deste mês.

Contrato Interno de Gestão

Os contratos internos de gestão são uma estratégia de contratações entre partes, de formação de redes de compromissos entre os trabalhadores e gestores do SUS dos diferentes níveis, unidades, equipes e usuários.

No SUS-BH, o instrumento de Contrato está contemplando as diretrizes que foram amplamente discutidos na série de oficinas de qualificação da Atenção Primária (indicadores de saúde/assistência e grandes eixos de reorganização da atenção e gestão) e agregando os projetos de qualificação do SUS pactuados entre Ministério da Saúde e Secretaria Municipal.

Os objetivos do CIG são: Qualificar os processos de trabalho na Unidades de Saúde; Promover discussões sobre as ações necessárias a partir da análise de indicadores e informações de cada território de saúde e estimular o trabalho em equipe através da construção coletiva de análises, metas e planos de ação, a serem acordados entre os atores do SUS.

A assinatura do Contrato de Gestão acontece anualmente. Essa é a primeira pactuação corresponde ao período compreendido entre a data de assinatura dos CIG e dezembro de 2012.

 
Ao receber o secretário municipal de Saúde, Marcelo Teixeira, o secretário regional da Pampulha, Osmando Pereira da Silva, destacou a importância de os funcionários firmarem o compromisso de servir cada vez melhor a comunidade. “Nossa saúde está bem servida de profissionais”, destacou. Na oportunidade, a psicóloga da Gerência de Atenção à Saúde da distrital da Pampulha, Vanessa Marçal Fileto, juntamente com o gerente de Vigilância Sanitária Eduardo Lobo, apresentaram uma esquete representando os usuários do SUS, agradecendo ao secretário Teixeira e aos trabalhadores das unidades pelo empenho nas oficinas de atenção à saúde nos 12 centros de Saúde da Pampulha. Cada gerente das unidades recebeu um vaso de flores, ofertados pela gerente distrital Pampulha, Maristela Nascimento Silva. Os Centros de Saúde da região da Pampulha são os seguintes: Confisco, Dom Orione , Jardim Alvorada, Ouro Preto, Padre Maia, Santa Amélia, Santa Rosa, Santa Terezinha, São Francisco e São José.

Alunos da Academia da Cidade revivem os anos dourados


 
Saudosismo e animação marcaram a tarde do dia 25/11, quando os alunos da Academia da Cidade, no bairro Universitário, região da Pampulha. reviveram o clima charmoso dos anos dourados. Com muita descontração, as turmas se uniram e promoveram uma festa dos anos 60 que teve desfile de roupas da época, música, decoração a caráter, cartazes destacando os artistas, poetas, músicos e outros personagens importantes daquele momento. A repressão característica da ditadura militar também foi lembrada.

Para Ana Rita Maia, a festa proporcionou a melhor volta ao passado que ela já experimentou: “Meu sonho era vestir a caráter como estou agora, mas na época eu não tinha condições financeiras e meus pais também não permitiam. Hoje sim, estou vivendo meu sonho com tudo que tenho direito”.

Já Elenice Germânia Zico afirma que a tecnologia mudou muito as coisas, principalmente o modo de vestir das mulheres. Para ela, as mulheres eram mais românticas e charmosas. “Estou amando estar com esse look”, disse.

Lenir Castro Alves afirma que a festa mexeu muito com seus sentimentos: “Fiquei muito emocionada com as lembranças boas e ruins da época. Revivi um sonho e foi maravilhoso”.

A festa ofereceu aos presentes, de todas as idades, um show de cultura e histórias. Os professores e coordenadores ficaram agradecidos com a colaboração de todos e já estão cheios de ideias para a próxima festa.

Conselho de Saúde elege diretoria na Regional Pampulha




O Conselho Distrital de Saúde da Pampulha – CODISAP conta com nova mesa diretora para organizar os trabalhos a serem feitos no plenário. Entre eles, viabilizar e fazer executar as deliberações, cumprir e fazer cumprir o presente regimento e criar comissões de trabalho para o bom desempenho do CODISAP. A nova mesa diretora cumprirá gestão até novembro de 2012.

Coordenada pela representante do gestor no CODISAP, Silvana Maria Lopes Guimarães, a reunião contou com a presença de 52 pessoas. Entre elas, conselheiros distritais de saúde da Pampulha e conselheiros da mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde Ângela Eulália, secretária geral e representante do trabalhador no CMS/BH e Wilton Rodrigues, segundo secretário e representante dos usuários.

A nova mesa é composta por Ana Lúcia Silva Santos, presidente do CODISAP, Janete Silva Santos, secretária geral, Edna Nunes Gomes, primeira secretária e Leonardo Marques de Carvalho, segundo secretário.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Idosos dançam, cantam e se encantam na Pampulha

A alegria que levou à descontração marcou mais um baile do idoso dentro da programação especial para aqueles da terceira idade na região da Pampulha. A promoção, pelo terceiro ano consecutivo, por meio da Gerência de Políticas Sociais (Gerps), da Secretaria Regional da Pampulha, recebeu mais de 500 idosos, sendo a maioria mulheres, para o baile que durou toda a tarde da sexta-feira passada no salão Espelho D´Água do Iate Tênis Clube, animado pelo cantor Hugo César. 
 
O objetivo do baile que é o lazer, a diversão e a socialização contou, ainda, com a apresentação de um grupo de nove mulheres do Grupo de Conivência Rosas de São Bernardo, todas vestidas a caráter e com flores nos cabelos. A dupla Trem Chic (Beto e Danilo), da Secretaria Municipal de Esportes deixou o pessoal tão animado que ninguém queria parar de dançar. Comprovou a demonstração de que os idosos da região da Pampulha estão bem de saúde. Durante o baile os participantes receberam salgados, refrigerantes, sucos e frutas distribuídos, também, pela gerente de Políticas Social, Nádia Sueli de Paula Alves, uma das mais entusiastas, junto com a coordenadora dos grupos de terceira idade, Elisamar Lisboa dos Santos.

O baile no Iate fez parte das comemorações do Dia Mundial e Nacional da Pessoa Idosa com programação iniciada no dia 4 de outubro com um passeio ao Hotel Fazenda Tucano, no município de Capim Branco, por meio de o Grupo Reviver do Centro de Apoio Comunitário (CAC) São Francisco. No dia 6, o Grupo Unidos Venceremos comandou o programa Dedo de Prosa, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Novo Ouro Preto. Dia 21, os grupos Realce a Vida e Super Ação com 180 pessoas, participaram do projeto Conversa ao Pé do Fogão, no Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, bairro Itapoã. Cumpriram o objetivo de incentivar a aquisição e desenvolvimento de valores ecológicos, culturais e lazer.


Em 3 deste mês, idosos do bairro São Francisco participaram da palestra sobre o Enfrentamento à Violência Contra o Idoso, em busca do diagnóstico das diversas formas de violência existente contra os que têm mais de 60 anos de idade. Puderam se informar e conscientizar a sociedade/família sobre a questão dos maus-tratos e negligência contra o idoso. Dia 9, o Grupo de Idosos Unidos Venceremos passeou no Hotel Fazenda Capuã Chalé, município de Ravena, em busca de maior contato com a natureza. Ainda no dia 9, o grupo de idosos que freqüenta o CRAS Confisco participou da palestra “Enfrentamento à Violência Contra o Idoso”. Demais atividades terão sequência até o dia 4 de dezembro, com visita ao Instituto Cultural Inhotim, em Brumadinho, pelo Grupo do Amor do CRAS Santa Rosa, Dia da Cidadania (Tenda da cidadania, orientação jurídica, oficinas de saúde, apresentações culturais, lazer e diversão). No dia 30 o grupo de idosos do CRAS Novo Ouro Preto vão assistir a palestra “Viva Melhor focando auto-estima, auto-confiança, medos, ansiedade, depressão, stress, timidez, entre outras. Dia 4 de dezembro haverá circuito cultural para o Grupo Vem Viver a Melhor Idade no Palácio da Liberdade, Museu de Minas e do Metal e visita ao Presépio Pipiripau. Entre os dias 28 de outubro e 25 de novembro está sendo realizado o Chá de Cinema, com palestras, filmes e lanche.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Pampulha homenageia servidor público no seu dia


Cuidados especiais com a pele e com o cabelo marcaram o Dia do Servidor Público na Regional Pampulha. A equipe da Gerência de Promoções e Eventos Esportivos, de Recreação, Lazer e Feiras Pampulha – GERPER-P convidou profissionais de beleza para assistir aos servidores durante os dias 25, 26 e 27 de outubro.

No dia 25, houve a participação de Deyse Campos e equipe de consultores da marca Mary Kay. Elas ensinaram para mais de 35 pessoas os devidos cuidados de higienização da pele e dicas de maquiagem para as mulheres que se inscreveram.

Na quarta-feira, dia 26, a esteticista Magali Guimarães Araújo, consultora da Nemawashi, ofereceu para 70 servidores, em sua grande maioria mulheres, limpeza de pele e aplicação de máscaras.

Já na quinta-feira, 27, o professor Vagner Barbosa e mais oito profissionais do Salão Escola de Cabeleireiro Bom Pastor, colocaram suas tesouras para trabalhar, oferecendo um toque especial aos funcionários. Até o final da tarde, mais de 30 deles renovaram o visual com os profissionais.

Giovanini Giusepp, funcionário da GERPER, foi um dos primeiros a se sentar na cadeira do cabeleireiro: “Dessa vez consegui cortar meu cabelo e ficou ótimo! Além do mais, economizei uma graninha”, disse.

Márcia Aparecida Dias Aguiar, da Gerência de Serviços Gerais, acredita que é uma ótima oportunidade participar das atividades oferecidas no local de trabalho: “A limpeza de pele profunda feita pela Magali foi muito boa. Ela é muito atenciosa conosco e tratou com a mesma disposição todos que passaram por lá!”, disse.

Após a semana de beleza, a GERPER-P irá oferecer um fim de tarde musical, no dia 10/11, quinta-feira, com música ao vivo, barraquinhas, salgadinhos e refrigerantes.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Moradores do Jaraguá recebem a Praça Santo Antônio revitalizada


A entrega à comunidade do bairro Jaraguá da Praça Santo Antônio revitalizada, antigo sonho dos moradores daquela região de Belo Horizonte, pela Regional Pampulha, teve como destaque o encontro musical da 7ª edição do projeto Pampulha ConVida, no final da primeira semana deste mês. Um público estimado em 350 pessoas compareceu ao evento se divertindo no recebimento as melhorias executadas pela Gerência de Manutenção (Germa-P).

Viviane, Cláudio, Mônica e Giovanini da Gerper-P
Os participantes atenderam convite da Gerência Regional de Promoções e Eventos Esportivos, de Recreação, de Lazer e Feiras (Gerper-P) e do padre Gleission Adriano da Silva, da Paróquia de Santo Antônio. Festejaram o momento ao som da viola de Guilherme Faria e cantorias da dupla sertaneja Augusto e Mariano.

O projeto Pampulha ConVida vem cumprindo a finalidade de otimizar os espaços públicos da região, promovendo ações culturais diversificadas, permitindo maior interação dos moradores e visitantes e divulgando talentos musicais. Ao mesmo tempo divulga a gastronomia típica de Minas Gerais, regada de bons aperitivos.

O chefe de gabinete da Regional Pampulha, Bruno Montarróios, representou o secretário Osmando Pereira e destacou que é importante, a partir daquele momento, a comunidade local ocupar aquele espaço público com atividades culturais e artísticas, promovendo atividades de lazer e de saúde, além de feiras reivindicadas pela Associação dos Moradores do Jaraguá e região.

Para Sandra Regina Anunciação, gerente regional de Atendimento Social, “valeu a pena ter participado de mais um Pampulha ConVida. A festa estava deliciosa, como sempre!” Já Guilherme Faria, músico e intérprete, deseja a continuidade do projeto e afirmou: “A praça foi o local mais acolhedor em que já me apresentei. O público interagiu, cantando sucessos de moda de viola!"



sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Coordenador da Defesa Civil mostra na Pampulha como agir em casos de desastres


Em significante palestra de alto valor pedagógico, o coordenador municipal de Defesa Civil, coronel reformado da PM Alexandre Lucas Alves, expôs aos gerentes da Secretaria Municipal Regional da Pampulha, na manhã de quinta-feira (6/11) a importância da prevenção especialmente para este tempo de chuva que prenuncia. A palestra se transformou em autêntica atividade de preparação para em caso de intempéries. O coronel destacou, especialmente, a disciplina tática na lida com os mais variados tipos de desastres, colocando as maneiras de procedimentos. Ficou claro que todo ser vivente faz parte do sistema de defesa civil, demonstrando que pequenas ações como atirar lixo nas ruas ocasionam graves transtornos.

Em todas as fases de prevenção deve ser considero que a Defesa Civil não é um órgão, mas um sistema. No caso de uma Secretaria Regional, a exemplo da Pampulha, não são apenas as gerências de Manutenção e de Administração e Finanças que ficam encarregadas de cuidar das providências em busca das soluções na gestão de um desastre, mas cada servidor, no seu local de trabalho e devidamente orientado pode prestar sua contribuição. Tanto as pessoas afetadas como os prestadores de socorro têm necessidades e expectativas diferentes, destacou o coronel.

Outra explanação do coordenador municipal de Defesa Civil destacou, como exemplo, as doações de material aos afetados. Trata-se dos pares de sapatos que devem estar amarrados pelo cadarço, considerando que acontece muito de se perder uma das peças, ou seja, é importante amarrar um ao outro, numa prova de que até para a campanha de doações é preciso organização.

Ao final da palestra, todos os gerentes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o gerenciamento numa situação de desastres e se mostraram empolgados quando o coronel Lucas afirmou que o maior agente de defesa civil de todos os tempos foi Jesus. Explicou que o Messias providenciou comida para seus milhares de seguidores no momento em que havia apenas cinco pães e fez abrandar as águas do mar durante uma tempestade.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

SPA para as mãos é sucesso na Pampulha


Esfoliante mais hidratação e o resultado surpreende: mãos macias e cheirosas. Na última quinta-feira (15/09) funcionários da Secretaria Regional Pampulha foram surpreendidos com um dia de spa para as mãos, proporcionado por três representantes da linha de cosméticos RACCO. Elas ensinaram passo a passo técnicas de hidratação tanto para as mãos, como para o corpo.

Para Felipe Gonçalves de Oliveira, que trabalha na recepção do Gabinete, o evento foi muito bom para quebrar a rotina de trabalho: “Ganhamos conhecimento sobre a eficácia de alguns produtos, e é sempre bom quebrar um pouco o gelo do dia-a-dia”, disse. 

Os participantes puderam conhecer produtos para limpeza de pele, perfumes, géis para apimentar a relação de um casal, entre outros. O SPA aconteceu durante todo o dia e muitos funcionários, inclusive a ala masculina da Regional, aproveitaram o momento de descontração para se cuidarem. O objetivo, inicialmente, era atender as 10 pessoas sorteadas com esse brinde durante a Pré Conferencia da mulher, mas o benefício foi ampliado para mais de 20 pessoas.

Diversão e aprendizado no CRAS Santa Rosa


Com o objetivo de mobilizar jovens de 15 a 17 anos para o Projeto Projovem Adolescente, o Centro de Referência em Assistência Social - CRAS Santa Rosa promoveu no sábado, 17/09, o evento “Panela de Expressão” que contou com a presença de, aproximadamente, 150 pessoas. 

Durante todo o dia, jovens, crianças e adultos participaram das diversas atividades oferecidas, entre elas oficinas do Mini-chefe e de leitura, aulas de dança e atividades recreativas como totó e pula-pula.

A coordenadora do CRAS Santa Rosa, Sônia Marcelino de Vasconcelos, explica que a atividade tinha, também, o caráter de atrair a atenção do público jovem: “Percebemos que tanto jovens, quanto as crianças e seus pais gostaram muito de participar. Esperamos que com isso os jovens se interessem mais pelo programa e queiram participar”, disse. As atividades beneficiaram não somente jovens da Pampulha, mas também de outras regiões como Barreiro, Venda nova e Norte.

O serviço socioeducativo do Projovem apóia diretamente o jovem e seus familiares, beneficiários do Programa Bolsa Família, por meio de ações que proporcionem alternativas emancipatórias para o enfrentamento de vulnerabilidades diversas decorrentes das condições de pobreza e das desigualdades sociais que os afligem. O programa é oferecido em vários locais na Pampulha, dentre eles no CAC São Francisco, que fica na Rua Aveiros, nº 191, bairro São Francisco.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Regional Pampulha destrói 12 mil discos pirateados


Aproximadamente 12 mil discos, entre CDs e DVDs piratas, foram destruídos na manhã de ontem (16/09) pela Gerência de Fiscalização de Posturas e Atividades em Vias Públicas, órgão da Gerência de Regulação Urbana da Regional Pampulha. O material de som e imagem vinha sendo apreendido há oito meses pelos fiscais quando vendidos na Avenida Isabel Bueno, na Rua Monteiro Lobato e Rua Boa Ventura, no Bairro Dona Clara, e na Rua Julita Nogueira Soares, Bairro Santa Terezinha, locais de grande movimento de pessoas por serem centros comerciais.

Espalhados por uma pá carregadeira no imóvel da Prefeitura de Belo Horizonte, na Avenida Professor Clovis Salgado, bairro Bandeirantes, na Pampulha, os DVDs e CDs foram destruídos por um rolo compactador da Gerência de Manutenção. Em seguida o material foi levado para a Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) no bairro Sarandi, seguindo determinação do secretário adjunto da Regional Pampulha, Farid Salles de Carvalho.

O gerente de Regulação Urbana Pampulha, Rodrigo Bonfim, que determinou a destruição dos discos, informou que a fiscalização está atenta na identificação de locais preferidos pelos vendedores ambulantes para este tipo de delito. Montou uma escala de plantão para que os fiscais localizem os vendedores para impedir este comércio irregular. Trata-se de crime previsto nos artigos 116 e 118 do Código de Posturas do município de Belo Horizonte que determinam multa de R$ 528,00 aos vendedores ambulantes encontrados e apreensão do material irregular.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Segundo FEIP integra 3.000 alunos no Mineirinho


Música animada ecoando. Papeizinhos brilhantes soprados pelo ar. Pombos brancos batendo assas, enquanto uma multidão de crianças agita tecidos coloridos. Este clima marcou a abertura do 2º Festival das Escolas Integradas da Pampulha-FEIP realizada no fechamento de agosto, no Mineirinho.

Autoridades, convidados e 3.000 crianças prestigiaram as apresentações artísticas organizadas pelos monitores do Programa Escola Integrada, desenvolvido nas 11 escolas municipais da região da Pampulha. Na abertura, um momento emocionante: todas as crianças, conduzidas pela professora e diretora da E.M. Anne Frank, Sandra Regina de Mello Silva, cantaram juntas a música “A paz” que, em seu refrão alerta: “Só o amor muda o que já se fez/ E a força da paz junta todos outra vez...”

A animação tomou conta da criançada durante a exibição de um vídeo com depoimentos e imagens dos estudantes participando de atividades do programa Escola Integrada como as oficinas de artes, cultura e esportes, entre outras. Para Rosana Márcia Ferreira da Silva, coordenadora do programa na E.M. Carmelita Carvalho Garcia, “o festival levanta a auto-estima das crianças e promove a integração de alunos de escolas diferentes, o que é muito positivo para todos”, disse.

As apresentações artísticas mesclaram temas importantes, valorizando as raízes culturais como a dança junina da E.M. Lídia Angélica, o pagode da E.M. Santa Terezinha e os ritmos quentes das décadas de 1950 a 80 mostrados pelos alunos da E.M. Francisca Alves. As influências africanas como o maculelê da E.M. Dom Orione e a ginástica rítmica da E.M. Maria de Magalhães Pinto mostraram a flexibilidade corporal dos alunos. Show à parte ficou por conta dos tambores do Grupo de Percussão Diversão e Arte da E.M. Professora Alice Nacif sob a regência de Marta Pereira, a Martinha, enquanto várias crianças exibiam suas habilidades em movimentos diversificados com bolas, baquetas, entre outros, mostrando o que a geração do amanhã pode fazer.

A questão ambiental não ficou de fora: pequenos robôs com óculos luminosos demonstraram a preocupação da E.M. Aurélio Pires com a poluição e os garis da cidade receberam homenagem especial da E.M. Carmelita Carvalho Garcia, mostrando a animação característica na rotina desses importantes trabalhadores da cidade. A E.M. Professor Amílcar Martins apresentou um número musical com o grupo de flauta doce e outro de dança de rua com passos sincronizados entre os componentes. Com fantasias coloridas, a E.M. Maria de Magalhães Pinto colocou crianças caracterizadas da boneca Emília e seu amigo, o Visconde de Sabugosa, remetendo o público às boas lembranças de Monteiro Lobato e seu Sítio do Pica-Pau Amarelo. Por último, alunos da E.M. Anne Frank reiteraram a mensagem de paz através do axé, finalizando com alegria o espetáculo da tarde. 

Marília Tavares, da comissão organizadora do 2º FEIP, esclarece que o objetivo do festival é proporcionar e integrar as ações educativas desenvolvidas na escolas e nos espaços parceiros que atendem o Programa Escola Integrada: “Assim como em 2010, estamos empenhados, dando continuidade ao trabalho e buscando garantir a qualidade da aprendizagem e o compromisso de todos os atores pela educação”, disse.

O 2º FEIP se estende até o dia dois de setembro com as atividades recreativas a serem realizadas no clube da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal, parceiros da Secretaria Regional Pampulha nesta ação.