O gerente de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Regional Pampulha, Fernando Antônio Amoni, que é analista de Políticas Públicas da Prefeitura de Belo Horizonte, defendeu na PUC/MG, neste mês de dezembro, sua tese de doutorado. Aprovado por unanimidade, sua tese tem por título “Apropriação de Estrutura de Oportunidades em Áreas Urbanas de Grande Vulnerabilidade Social: o Papel do Capital Social em Territórios do Programa BH Cidadania.”
O trabalho se apoiou em pesquisa desenvolvida em dois territórios do Programa BH Cidadania da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, a Vila Santa Rosa, na Região da Pampulha, e o Conjunto Felicidade, na Região Norte da Cidade. Amoni procurou demonstrar os limites do capital social nesses territórios diante do imenso quadro de vulnerabilidades da pobreza crítica. Os recursos de capital social são utilizados nessas localidades para o enfrentamento das questões mais imediatas vividas no cotidiano da pobreza. “As vulnerabilidades, por sua vez, impedem que determinados grupos de pobreza crítica apropriem de determinadas ofertas de estruturas de oportunidades que possibilitariam aos pobres a superação da pobreza”, afirma recém-doutor. Daí a necessidade da política social, associada a outras políticas públicas , criar as condições necessárias para a promoção do desenvolvimento dos territórios de pobreza , através da expansão adequada das ofertas dos capitais humano, econômico e cultural.”
A banca examinadora foi composta pelos seguintes membros:
Profa. Doutora Cristina Almeida Cunha Filgueiras (orientadora, PUC Minas), Profa.Doutora Anete Brito Leal Ivo (UFBA), Prof. Doutor Edgard Pontes de Magalhães (UFMG ) , Profa.Doutora Léa Guimarães Souki ( PUC Minas) e Profa. Doutora Magda de Almeida Neves (PUC Minas).
A convite do servidor Amoni, o secretário municipal da Pampulha, Osmando Pereira, se fez presente na defesa de tese e afirmou que os professores da banca examinadora exigiram bastante do candidato.
Nosso colega de trabalho Fernando Amoni sempre mostrou ser um homem de grande saber e cultura. Meus sinceros cumprimentos por mais esta vitória!
ResponderExcluirParabéns Fernando!
M.Célia Nogueira