terça-feira, 6 de setembro de 2011

Segundo FEIP integra 3.000 alunos no Mineirinho


Música animada ecoando. Papeizinhos brilhantes soprados pelo ar. Pombos brancos batendo assas, enquanto uma multidão de crianças agita tecidos coloridos. Este clima marcou a abertura do 2º Festival das Escolas Integradas da Pampulha-FEIP realizada no fechamento de agosto, no Mineirinho.

Autoridades, convidados e 3.000 crianças prestigiaram as apresentações artísticas organizadas pelos monitores do Programa Escola Integrada, desenvolvido nas 11 escolas municipais da região da Pampulha. Na abertura, um momento emocionante: todas as crianças, conduzidas pela professora e diretora da E.M. Anne Frank, Sandra Regina de Mello Silva, cantaram juntas a música “A paz” que, em seu refrão alerta: “Só o amor muda o que já se fez/ E a força da paz junta todos outra vez...”

A animação tomou conta da criançada durante a exibição de um vídeo com depoimentos e imagens dos estudantes participando de atividades do programa Escola Integrada como as oficinas de artes, cultura e esportes, entre outras. Para Rosana Márcia Ferreira da Silva, coordenadora do programa na E.M. Carmelita Carvalho Garcia, “o festival levanta a auto-estima das crianças e promove a integração de alunos de escolas diferentes, o que é muito positivo para todos”, disse.

As apresentações artísticas mesclaram temas importantes, valorizando as raízes culturais como a dança junina da E.M. Lídia Angélica, o pagode da E.M. Santa Terezinha e os ritmos quentes das décadas de 1950 a 80 mostrados pelos alunos da E.M. Francisca Alves. As influências africanas como o maculelê da E.M. Dom Orione e a ginástica rítmica da E.M. Maria de Magalhães Pinto mostraram a flexibilidade corporal dos alunos. Show à parte ficou por conta dos tambores do Grupo de Percussão Diversão e Arte da E.M. Professora Alice Nacif sob a regência de Marta Pereira, a Martinha, enquanto várias crianças exibiam suas habilidades em movimentos diversificados com bolas, baquetas, entre outros, mostrando o que a geração do amanhã pode fazer.

A questão ambiental não ficou de fora: pequenos robôs com óculos luminosos demonstraram a preocupação da E.M. Aurélio Pires com a poluição e os garis da cidade receberam homenagem especial da E.M. Carmelita Carvalho Garcia, mostrando a animação característica na rotina desses importantes trabalhadores da cidade. A E.M. Professor Amílcar Martins apresentou um número musical com o grupo de flauta doce e outro de dança de rua com passos sincronizados entre os componentes. Com fantasias coloridas, a E.M. Maria de Magalhães Pinto colocou crianças caracterizadas da boneca Emília e seu amigo, o Visconde de Sabugosa, remetendo o público às boas lembranças de Monteiro Lobato e seu Sítio do Pica-Pau Amarelo. Por último, alunos da E.M. Anne Frank reiteraram a mensagem de paz através do axé, finalizando com alegria o espetáculo da tarde. 

Marília Tavares, da comissão organizadora do 2º FEIP, esclarece que o objetivo do festival é proporcionar e integrar as ações educativas desenvolvidas na escolas e nos espaços parceiros que atendem o Programa Escola Integrada: “Assim como em 2010, estamos empenhados, dando continuidade ao trabalho e buscando garantir a qualidade da aprendizagem e o compromisso de todos os atores pela educação”, disse.

O 2º FEIP se estende até o dia dois de setembro com as atividades recreativas a serem realizadas no clube da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal, parceiros da Secretaria Regional Pampulha nesta ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário