segunda-feira, 30 de maio de 2016

Gestores da área de saúde na Regional Pampulha participam de capacitação


Em uma ação inovadora focada no desenvolvimento de suas lideranças distritais, a Gerência de Gestão do Trabalho da Pampulha (GERGETR-P) desenvolveu um projeto baseado nas técnicas modernas de alinhamento da gestão de pessoas às estratégias para resultados. O marco inicial aconteceu no dia 23/05, no Centro de Saúde Padre Joaquim Maia (Rua Boaventura, nº 1.900, Liberdade), quando foi realizado o primeiro Workshop de líderes da Regional Pampulha com a participação de 21 gestores. O tema tratado neste primeiro encontro foi “A possibilidade da gestão estratégica dentro das unidades de saúde”.

Com foco na capacitação dos gestores que atuam nas diversas frentes de trabalho no Distrito Sanitário Pampulha, o Projeto “GHESTÃO” como foi denominado, tem como premissa prover os líderes de ferramentas para gestão de pessoas que facilitem sua atuação junto às equipes de forma estratégica visando engajamento, estruturação interna, melhores relações, visão sistêmica e, consequentemente, maior convergência para os resultados esperados. A metodologia é baseada nas técnicas da Programação Neurolinguística, Andragogia e Antroposofia.

Para o melhor desenvolvimento do trabalho, a GERGETR-P contratou a psicóloga Ana Karla Machado com expertise em desenvolvimento de lideranças e equipes, que estará à frente do projeto atuando como coaching e mentora da equipe. A equipe técnica da GERGETR-P formada por Psicólogos e Assistentes Sociais terão um papel importante neste processo pois irão atuar no acompanhamento das unidades de saúde focados na análise e intervenção junto aos profissionais e gerentes no trabalho de gestão com pessoas.

Segundo a equipe da GERGETR-P, os participantes demonstraram ótima receptividade quanto ao projeto: “Os gestores compreendem que desenvolver suas potencialidades é um processo contínuo, que demanda uma ação de mão dupla, de abertura para novas experiências e vontade de crescimento, fatores importantes para o desenvolvimento do Projeto.” Gerente de Regulação, Epidemiologia e Informações Maria Isabel Barbosa Mendes, achou ótimo o encontro: “Começamos a pensar na importância do grupo e como isto nos ajudará no desenvolvimento do projeto.” 

Coordenadoras do projeto, a gerente Claudia Miranda e a Referência Técnica da área Ana Karla Machado explicaram que, neste primeiro encontro, foram utilizadas técnicas para introduzir as ferramentas que serão trabalhadas ao longo do ano e que fomentarão o desenvolvimento do projeto.​ “Vamos avaliar constantemente as adequações necessárias para maior eficiência do processo junto às lideranças”, disseram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário