terça-feira, 24 de maio de 2016

Escola da Pampulha participa da campanha Maio Amarelo


Próximos aos semáforos, cerca de 30 estudantes da E.M. Santa Terezinha (Rua Conceição Aparecida, 180) estavam em polvorosa na manhã do dia 17/05. Faixas, balões amarelos, apitos e viseiras coloridas chamavam a atenção de quem passava. Assim que os semáforos fechavam o trânsito para os veículos, as crianças corriam em direção aos motoristas para entregar lacinhos amarelos e material informativo. Os mais desinibidos arriscavam frases como “Queremos um trânsito mais seguro!”. Esta foi uma das atividades promovidas pela escola para a campanha “Maio Amarelo – Atenção Pela Vida”, coordenada pela BHTrans. 

Para conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de um trânsito mais seguro foram realizadas várias atividades internas como trabalhos e dinâmicas pedagógicas em sala de aula, criação e montagem de mural, colocação de placas com sinalização de trânsito no pátio da escola e dentro da biblioteca feitas por estudantes e funcionários. Como atividade externa, os estudantes fizeram a panfletagem nos sinais de trânsito próximos à escola trabalhando o slogan “Sejam + um lutando por um trânsito mais humano” com o objetivo de sensibilizar os motoristas para que tenham um comportamento prudente no trânsito. 

Estudante do 4º ano, Erick Martins Nunes Paravidine contou o que mais gostou: “Achei legal a sinalização no chão da entrada da escola, para subir e descer as escadas, porque antes era muita confusão e agora todos os meus colegas sobem de um lado e descem do outro lado. Achei legal também os Guardas de Trânsito, o mascote do trânsito e os filmes que eles trouxeram.” 

Assistente do Programa Saúde na Escola (PSE), Helen Santos ressaltou a importância da participação e colaboração da comunidade escolar: “Ver o envolvimento de todos no projeto, se esforçando para a aprendizagem dos alunos e o caminhar das ações planejadas é realmente gratificante. Isso nos dá condições de expandir novos horizontes de uma maneira diferente de aprender.” 

Para a professora referência do projeto Maria Aparecida Piassi, todo o esforço tem alcançado bons resultados: “O Projeto Vida no Trânsito, inserido no Programa Escolas Seguras, nos proporcionou a oportunidade de tentar amenizar e resolver questões práticas causadas pelo impacto do trânsito nas vias do entorno da escola. Este foi um trabalho unificado dos vários segmentos da escola: biblioteca, professores, Programa Escola Integrada, PSE, Programa Escola Aberta, coordenação pedagógica, auxiliares de apoio à inclusão, auxiliares da limpeza e direção que envolveu em torno de 450 estudantes”, explicou. 


Por um trânsito mais seguro 
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, realiza durante todo o mês de maio uma série de ações de educação e segurança no trânsito, como parte da programação do movimento internacional Maio Amarelo, Atenção pela Vida. O objetivo do movimento é colocar em pauta o tema acidentes de trânsito, estimulando a participação dos mais diversos segmentos da sociedade na conscientização para a redução dos índices de mortes e feridos no trânsito no país e no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário