Próximos aos semáforos, cerca de 30 estudantes da E.M. Santa Terezinha (Rua Conceição Aparecida, 180) estavam em polvorosa na manhã do dia 17/05. Faixas, balões amarelos, apitos e viseiras coloridas chamavam a atenção de quem passava. Assim que os semáforos fechavam o trânsito para os veículos, as crianças corriam em direção aos motoristas para entregar lacinhos amarelos e material informativo. Os mais desinibidos arriscavam frases como “Queremos um trânsito mais seguro!”. Esta foi uma das atividades promovidas pela escola para a campanha “Maio Amarelo – Atenção Pela Vida”, coordenada pela BHTrans.
Para conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de um trânsito mais seguro foram realizadas várias atividades internas como trabalhos e dinâmicas pedagógicas em sala de aula, criação e montagem de mural, colocação de placas com sinalização de trânsito no pátio da escola e dentro da biblioteca feitas por estudantes e funcionários. Como atividade externa, os estudantes fizeram a panfletagem nos sinais de trânsito próximos à escola trabalhando o slogan “Sejam + um lutando por um trânsito mais humano” com o objetivo de sensibilizar os motoristas para que tenham um comportamento prudente no trânsito.
Estudante do 4º ano, Erick Martins Nunes Paravidine contou o que mais gostou: “Achei legal a sinalização no chão da entrada da escola, para subir e descer as escadas, porque antes era muita confusão e agora todos os meus colegas sobem de um lado e descem do outro lado. Achei legal também os Guardas de Trânsito, o mascote do trânsito e os filmes que eles trouxeram.”
Assistente do Programa Saúde na Escola (PSE), Helen Santos ressaltou a importância da participação e colaboração da comunidade escolar: “Ver o envolvimento de todos no projeto, se esforçando para a aprendizagem dos alunos e o caminhar das ações planejadas é realmente gratificante. Isso nos dá condições de expandir novos horizontes de uma maneira diferente de aprender.”
Para a professora referência do projeto Maria Aparecida Piassi, todo o esforço tem alcançado bons resultados: “O Projeto Vida no Trânsito, inserido no Programa Escolas Seguras, nos proporcionou a oportunidade de tentar amenizar e resolver questões práticas causadas pelo impacto do trânsito nas vias do entorno da escola. Este foi um trabalho unificado dos vários segmentos da escola: biblioteca, professores, Programa Escola Integrada, PSE, Programa Escola Aberta, coordenação pedagógica, auxiliares de apoio à inclusão, auxiliares da limpeza e direção que envolveu em torno de 450 estudantes”, explicou.
Por um trânsito mais seguro
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, realiza durante todo o mês de maio uma série de ações de educação e segurança no trânsito, como parte da programação do movimento internacional Maio Amarelo, Atenção pela Vida. O objetivo do movimento é colocar em pauta o tema acidentes de trânsito, estimulando a participação dos mais diversos segmentos da sociedade na conscientização para a redução dos índices de mortes e feridos no trânsito no país e no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário