quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias participam de palestra da Defesa Civil na Pampulha



Com o objetivo de alinhar ações de combate ao Aedes aegypti e valorizar a importância do trabalho integrado, a Regional Pampulha, por meio da Gerência Regional de Saúde, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, realizaram, no dia 27/01, uma palestra sobre o Plano de Contingência da Defesa Civil para a Dengue, Chikungunya e Zika em Belo Horizonte. 

Mais de 200 pessoas, entre Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate a Endemias (ACE), Coordenadores e Encarregados de área e Gerentes das Unidades Básicas de Saúde, lotaram o auditório da Escola Municipal Dom Orione, à Avenida Expedicionário Benvindo Belém de Lima, nº 500, bairro Ouro Preto. 

Proporcionando um momento lúdico para despertar a atenção dos participantes, a bióloga e Coordenadora de Zoonoses do Centro de Saúde Santa Terezinha, Cristina Marques Lisboa Lopes apareceu fantasiada de “mosquito” carregando um de seus filhotes. Enquanto circulava pelo auditório, a “mosquita” lamentava o fato de que o trabalho conjunto e eficaz dos ACSs e ACEs estava eliminando os criadouros e impedindo a eclosão de seus ovos. 

A seguir, o coordenador de Defesa Civil, Cel. Alexandre Lucas falou sobre as ações empreendidas atualmente pela Prefeitura para o combate ao mosquito Aedes aegypti, ressaltou a importância do trabalho conjunto como uma estratégia inovadora e os resultados que se pretende alcançar com a força-tarefa em toda a cidade. “Cada um de vocês desempenha um trabalho importante nesta ação. Não pensem que vocês estão apenas esvaziando recipientes, vocês estão salvando vidas”, disse.

Agente de Combate a Endemias do Centro de Saúde Jardim Alvorada, José Aparecido Barbosa Camargos gostou muito da palestra: “Trouxe uma conscientização sobre a importância que nós temos em relação à sociedade.” Para a Agente Comunitária de Saúde do Centro de Saúde Jardim Alvorada, Renata Santana Magalhães foi uma oportunidade de ver seu trabalho de forma diferente: “Antes eu via meu trabalho como algo rotineiro, agora sou uma salva-vidas.”

Para a Gerente Regional de Saúde Pampulha, Cláudia Capistrano, este momento de união de forças ACE e ACS mudará o processo de trabalho das atividades desenvolvidas diariamente na Unidade de Saúde. “Esta integração de atividades, das expertises está sendo fundamental para o sucesso de nossas ações. Podemos afirmar que temos valorosos agentes a serviço de nossa população.” 


Secretário da Regional Pampulha, José Geraldo Prado destacou a importância do trabalho conjunto e da mobilização de moradores: “Só com um trabalho conjunto das mais diversas equipes da Prefeitura conseguiremos enfrentar e vencer o Aedes. Cada pessoa envolvida está fazendo mais do que imagina: está cuidando, de fato, da saúde desta e das futuras gerações.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário