Com o objetivo de discutir sobre a avaliação inicial, o diagnóstico e os fluxos do usuário que apresenta sintomas da Dengue, Chikungunya ou Zika Vírus, a Regional Pampulha, por meio do Núcleo de Educação Permanente da Pampulha (NEP-PAM), realizou, no dia 27/01, em seu auditório (Av. Antônio Carlos, 7.596, São Luís) um treinamento para 75 profissionais médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde na região.
Os participantes receberam informações sobre os dados epidemiológicos das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, o fluxo de atendimento do paciente na Regional Pampulha, aspectos clínicos, laboratoriais e tratamento de cada uma das doenças. Enfermeira e referência técnica em Epidemiologia, Camila Carvalho Pequeno apresentou o panorama da dengue, em que foi percebido aumento no número de casos notificados desde a semana 41/2015, que iniciou em 11/10/2015: “Já foram notificados 1.706 casos de dengue, sendo confirmados 236 e 918 ainda estão aguardando resultado de exames.”
A seguir, o Médico Infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Argus Leão Araújo, falou sobre os sintomas clínicos das três doenças, os exames disponíveis e os prazos adequados para solicitação de cada um. “As três doenças tem sintomas muito parecidos e às vezes pode ser difícil diferenciá-las. O tratamento deve sempre levar em consideração a possibilidade de dengue e o cuidado mais importante é a hidratação do paciente”, afirmou.
Médico ginecologista do Centro de Saúde Dom Orione, o dr. Marcus Vinícius Fernandes Lages achou que a palestra foi excelente. “O Dr. Argus é muito didático. Precisamos de uma fonte segura para nos orientar e ele é com certeza uma das pessoas mais capacitadas. Devido à minha especialidade, tenho um interesse especial pelo Zika por causa das pacientes gestantes e daquelas que querem engravidar. Acrescentou muito para o meu trabalho e acho que todos os profissionais médicos das UBS deveriam participar.”
Educação permanente para os profissionais na Pampulha
Todos os anos a Gerência Regional de Saúde Pampulha, por meio do Núcleo de Educação Permanente, realiza a capacitação de seus profissionais para o atendimento aos pacientes com suspeita de Dengue. Este ano, além da dengue, estão sendo abordadas também a Chikungunya e Zika, doenças recentemente introduzidas no Brasil. Gerente de Epidemiologia na Pampulha, Maria Isabel Mendes explicou a necessidade do treinamento: “Este ano, o número de casos notificados de dengue por semana epidemiológica está superior ao notificado em 2013, ano em que tivemos uma das maiores epidemias na região. Nossos profissionais precisam estar bem atentos para o diagnóstico correto dos pacientes.”
A gerente esclareceu que, em Belo Horizonte, ainda não há caso confirmado de Zika, e com relação ao Chikungunya, por enquanto, não foi confirmado nenhum caso autóctone na região da Pampulha. “Mas precisamos estar atentos. Temos vários casos suspeitos que estão sendo monitorados e aguardando resultados de exames”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário