quarta-feira, 23 de julho de 2014

Saúde Ocular dos estudantes da rede municipal de Educação foi tema de formação para Monitores e Assistentes do Programa Saúde na Escola



Monitores e Assistentes de Apoio ao Programa Saúde na Escola (PSE) das Regionais Pampulha e Norte participaram de uma formação em Saúde Ocular/ Triagem Oftalmológica, realizada no dia 13/06, no auditório da Regional (Av. Antônio Carlos, 7.596, São Luís). A formação, organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) por meio da Coordenação do Programa Saúde na Escola, teve a presença de 35 participantes.

O tema foi apresentado pela Gerente Adjunta, Ana Paula Moreira Antunes e pelo Técnico Ortóptico, Elmo Moreira Bernacci, ambos profissionais do Centro Municipal de Oftalmologia (CMO) da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). Foram apresentadas noções básicas sobre as estruturas oculares, os principais sintomas que podem indicar a necessidade de uma consulta oftalmológica e os procedimentos necessários para a realização da triagem oftalmológica nos estudantes. Após diagnóstico do médico, os óculos são fornecidos aos estudantes, quando necessário, sem custo para as famílias.

Referência da Coordenação do Programa Saúde Escola na SMED, Rafael Gomes explicou que, a partir desta ação, ficará mais fácil identificar os estudantes com distúrbios oculares: “Problemas preexistentes, não identificados e sem o devido tratamento, comprometem a eficácia do processo de aprendizagem, levando os estudantes ao desinteresse e, consequentemente, à evasão escolar”, disse.

Gerente do Programa Família Escola na Pampulha, Wânia Maria de Carvalho Veras destacou que a presença de todos os monitores e assistentes de apoio ao PSE resultará em aprendizado e aprimoramento da ação junto aos estudantes nas escolas e suas famílias. Wânia ressaltou ainda a importância da contribuição dos profissionais do CMO, responsáveis pela formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário