quarta-feira, 23 de julho de 2014

Programa Saúde na Escola é tema do Fórum da Criança e do Adolescente na Pampulha



Representantes de órgãos públicos e da sociedade civil que compõem a rede de proteção à criança e ao adolescente na Pampulha se reuniram no dia 15/07, no auditório da Regional Pampulha (Av. Antônio Carlos, 7.596, São Luís) para conhecer o Programa Saúde na Escola (PSE), coordenado pelas Secretarias Municipais de Educação (SMED) e de Saúde (SMSA), que atende estudantes da rede municipal de ensino em Belo Horizonte.

Gerente Regional do Programa Família Escola na Pampulha (GERBES-P), Wânia Maria Carvalho Veras apresentou a equipe que trabalha com o PSE nas escolas da Pampulha, esclarecendo que este programa faz parte do Projeto Sustentador Melhoria da Qualidade da Educação do município. A seguir, a Referência Técnica da Saúde no PSE, Maria José Barbosa Sá Souza e a Assistente do PSE pela Educação na GERBES-P Eline Martins da Silva Ribeiro fizeram uma explanação sobre as diretrizes e as formas de atuação do PSE, destacando o cenário atual, as perspectivas e desafios enfrentados pelo Programa.

Uma das vertentes trabalhadas pelo Programa são as ações de promoção da saúde dos estudantes no ambiente escolar, que são articuladas pelos Monitores e Assistentes de Apoio ao PSE em cada escola. Nestas ações, são trabalhados temas como: educação alimentar para o incentivo à alimentação saudável, conscientização sobre os riscos da obesidade, promoção à saúde sexual e reprodutiva, prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, ao álcool, tabaco e outras drogas, promoção da cultura de paz, cuidado com o ambiente, entre outros.

Outra vertente é a assistência para avaliação clínica e psicossocial dos estudantes, que envolve: avaliação antropométrica e nutricional, atualização do calendário vacinal, detecção precoce de hipertensão arterial sistêmica, avaliação de acuidade visual e oftalmológica, e da saúde bucal para o levantamento de necessidades, sendo todas elas feitas por profissionais devidamente qualificados. Desta avaliação clínica pode resultar um encaminhamento para a Equipe de Saúde da Família de referência para a residência do estudante, conforme a necessidade identificada.

Psicóloga no Centro de Saúde Itamarati, Nágima Hamizcs Faria achou produtivo o encontro: “Fazemos parte de uma rede muito grande e, muitas vezes, não conhecemos o trabalho do outro. Esta foi uma importante oportunidade de integração e conhecimento que, com certeza, irá beneficiar os estudantes.”

Promoção da saúde dos estudantes na escola
Instituído pelo Decreto Presidencial n° 6.286 de 05/12/, o PSE é uma política intersetorial entre Ministérios e Secretarias de Educação e Saúde na perspectiva da atenção integral (promoção, prevenção e atenção à saúde) de crianças, adolescentes e jovens do Ensino Básico Público. Em Belo Horizonte, o PSE foi implantado em 2008 e atualmente está presente em todas as 171 escolas da rede municipal de ensino, envolvendo os 147 centros de saúde da cidade. Está em implantação um projeto piloto do PSE na UMEI Vila Antena, região da Pampulha, para ampliação do atendimento à educação infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário